15 de mar. de 2017

Verão termina no próximo dia 20, dando lugar ao Outono

(Target) A estação mais quente do ano está chegando ao fim. No dia 20 de março, às 7h29, horário de Brasília, começa o Outono. O início da estação é marcado pelo equinócio de Outono no hemisfério sul. Já no hemisfério norte, no mesmo instante, terá início a Primavera e lá o mesmo equinócio tem nome de equinócio da Primavera.

“O início das estações é uma marca astronômica que pode ser prevista para dezenas de anos seguintes, a partir do conhecimento e estudo de astrônomos”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional. "O que define as estações do ano é a posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita. As temperaturas, as chuvas, os dias ensolarados e toda a condição climática dependem de uma série de outros fatores, além da estação do ano", completa.

O equinócio de Outono marca a época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Depois, os dias vão ficando menores e as noites maiores até que no solstício de Inverno temos a maior noite do ano. Nesse ano, o início do Inverno no hemisfério sul 21 de junho, à 1h24, horário de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente