12 de abr. de 2017

MAST promove palestra sobre a relação entre astronomia e cartografia

Dia 19 de abril, às 14h, Moema Vergara, pesquisadora do MAST, fala sobre trabalhos realizados no Observatório Nacional no final do século XiX. A entrada é gratuita.


No dia 19 de abril, às 14h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove a palestra Astronomia e cartografia no Observatório Nacional na passagem do século XX. A entrada é gratuita. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão - RJ. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo no site da instituição.

A palestrante será Moema de Rezende Vergara, pesquisadora da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST. Entre os destaques estão as discussões a respeito do projeto do primeiro mapa republicano, o papel do Observatório no processo e a relação da instituição com o Exército. Segundo Moema, pouca atenção é dado a aplicação da astronomia nos trabalhos cartográficos, apesar de ter sido a ciência que ajudou a definir as fronteiras de algo fundamental na nacionalidade brasileira: o seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente