26 de jun. de 2017

MT emplaca 2 eventos no Asteroid Day


(SpaveNewsMT) Entre os dias 27 e 30 de junho Cuiabá será um dos palcos mundiais dos eventos que acontecem simultaneamente em todo o planeta voltados ao “Asteroid Day” (campanha de sensibilização criada para o perigo da queda dessas rochas espaciais no planeta Terra). A programação inclui uma série de atividades abertas a todo tipo de público. A direção do Clube de Astronomia de Mato Grosso (CAMT) – organizadora das ações em território matogrossense – apresentou a programação da participação de Cuiabá no ‘Asteroid Day’ na última semana e informa que organiza dois eventos nesse período.

O primeiro consiste em uma exposição, que começa no dia 27 e vai até 29, no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No mesmo local, dessa vez no auditório Licínio Monteiro, serão realizadas duas palestras sobre o “Asteroid Day” sendo uma no dia 27, às 14h, com o professor-Doutor Denilton Gaio, do Instituto de Física da UFMT, como parte da abertura da exposição de banners sobre o assunto feita pelos alunos do IF; e outra no dia 29, a ser ministrada pelo presidente do CAMT, Paulo Wolkmer, sobre o mesmo assunto. Já o segundo evento acontece no dia declarado pela ONU para ser o “Asteroid Day” (30 de junho). O local será o Instituto de Física da UFMT durante todo o dia. A programação desta atividade inclui: palestras, sessão de documentários, apresentação de meteoritos e observação do céu.

Coordenado nacionalmente pelo GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos através de seu diretor, Saulo Machado, e apoiado por outros coordenadores nas cinco regiões brasileiras, quase 70 eventos ligados ao Asteroid Day estão confirmados em mais de 40 municípios de 16 estados brasileiros. E esse número poderá aumentar com o ritmo de mobilização pela proximidade do dia 30 de junho. Transmissões ao vivo, palestras, oficinas, shows musicais, minicursos, seminários e observações do céu serão algumas das diversas atrações que clubes de astronomia, observatórios, planetários, escolas e universidades estão planejando para seu público.

O Asteroid Day
O Dia do Asteróide foi sancionado pelas Nações Unidas em 2016, como um dia global de educação para aumentar a conscientização sobre os asteroides, seu papel no Sistema Solar e a necessidade de usar ciência e tecnologia para aumentar o conhecimento da população e capacidade de proteger a Humanidade de impactos futuros e facilitar futuras explorações.

O 30 de junho faz alusão ao ano de 1908 quando um imenso asteróide caiu em cima da Sibéria, gerando um impacto tão poderoso que destruiu 80 milhões de árvores em uma área de 2 mil km². Para relembrar o chamado ‘Evento de Tunguska’ e alertar sobre o risco de que algo parecido pode acontecer novamente, cientistas promovem o Dia Mundial do Asteroide, com eventos no mundo todo explicando as ameaças que objetos espaciais podem gerar e o que pode ser feito para impedir outro impacto.

Asteroid Day foi fundado em 2014, por Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen; Danica Remy, Presidente da Fundação B612; astronauta da Missão Apollo Rusty Schweickart; e o cineasta alemão Grig Richters. Entre seus parceiros estão incluídos a Association of Space Explorers (ASE) , a Fundação B612 o Discovery Channel e patrocinadores mundiais como OHB, SES, BCE e o Governo de Luxemburgo.Em Mato grosso a direção do CAMT, que já faz parte da organização das edições anuais da comemoração do Dia Mundial da Astronomia que acontece em 8 de abril, resolveu ampliar suas ações colocando mais esta atividade em sua agenda anual para levar a ciência astronômica mais perto da população a fim de abrir mais ainda sua popularização.

Confira a programação completa em Cuiabá

Ação 1
Local: Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Período: 27 a 29 de junho de 2017
Atividades – Exposição “Asteroid Day”
Composta por banners dos alunos do Instituto de Física da UFMT
Local: Saguão da ALMT
Horários: 27 de junho – 14h às 18h
28 de junho – 8 às 12h e 14 às 18h
29 de junho – 8 às 12h e 14 às 18h
Local: Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Período: 27 e 29 de junho de 2017
Atividades – Palestras “Asteroid Day”
Dia 27, às 14h, ministrada pelo professor-doutor, Denilton Gaio e dia 29, às 9h, ministrada pelo presidente do CAMT, Paulo Wolkmer
Local de ambas: Auditório Licínio Monteiro – ALMT

Ação 2
Local: Auditório do Instituto de Física da UFMT
Período: 30 de junho de 2017
Atividades – Palestras, sessão de documentários, apresentação de meteoritos, Observação do céu
8h30 Abertura com Iramaia Cabral de Paulo (Diretora IF-UFMT) e Paulo Wolkmer (Presidente do Clube de Astronomia de Mato Grosso)
9h Palestra de Abertura – “Asteroid Day” – Ministrante: Denilton Carlos Gaio (Docente do IF)
10h20 Intervalo
10h40 Palestra “Domo de Araguainha” – Ministrante: Gleice dos Santos Reis (Geóloga)
12h – Intervalo para Almoço
13h50 – Documentários – Auditório Mestrado do Instituto de Física da UFMT
1) “Scientists Rock” (série)
Relata o Asteroid Day (dia do asteroide)
Duração aproximada: 30 minutos
2) History Channel – O universo – episodio 06 – ataque de asteroides
Duração: 44 minutos
15h10 – Intervalo
15h30 – Coleção de Meteoritos Maria Gisllanny Bezerra Silva (Discente – Bach Fis)
16h30 – Palestra Divisões Marcelo Marchiori (Docente do IF) Auditório IF
18h10 – translado
18h30 – Observação do céu – Estacionamento Biblioteca UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente