17 de ago. de 2017

O Grande Eclipse do Sol visto de Natal


Na próxima segunda-feira, 21 de agosto, os olhos do mundo inteiro se voltarão para os Estados Unidos, quando a sombra da Lua atravessará o país da costa do Pacífico ao Atlântico, em apenas 90 minutos: será um grande eclipse total do Sol.

A última vez que algo assim aconteceu nos EUA foi em 1979. Por isso este vem sendo chamado de “o grande eclipse norte-americano“. Nenhum outro país estará em condições de ver a totalidade desse eclipse.

Mesmo assim, outros lugares das Américas poderão testemunhar um eclipse parcial. É o caso das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Em Natal, a partir das 16:20 até o pôr do Sol do dia 21 o fenômeno chegará aos 36% do Sol encoberto pela Lua – uma das maiores taxas em todo Brasil.

O Parque Dom Nivaldo Monte, um dos lugares da cidade com vista privilegiada para o poente, convida fotógrafos da natureza e o público em geral para testemunhar este que, provavelmente, será o eclipse mais comentado de toda História.

Um telescópio especialmente adaptado estará projetando a imagem do Sol para observação coletiva e óculos e dispositivos com proteção também estarão disponíveis.

O evento é gratuito e será organizado pela equipe do Projeto “Astronomia no Parque”, que uma tarde de sábado por mês convida o público ao Parque da Cidade para falar sobre a Ciência dos astros.

“É importante lembrar que as pessoas não devem olhar diretamente para o Sol, seja a olho nu ou com qualquer instrumento, pois há risco de danos permanentes à visão”, alerta José Roberto Costa, idealizador do projeto. “Venham ao Parque nesta segunda a partir das 16 horas que estaremos com os equipamentos adequados e seguros”, completou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente