18 de dez. de 2017

OBSERVATÓRIO DIDÁTICO DE ASTRONOMIA Unesp/Bauru - Balanço de 2017

Atividades em 2017 superaram expectativas e ultrapassaram o próprio recorde!




O Observatório Didático de Astronomia da Unesp de Bauru superou todas as marcas anteriores de trabalho e ficamos alegres em compartilhar estes resultados com todos.

Apesar do prédio do Observatório estar interditado por uma reforma ainda não finalizada dede 2016, nossa equipe esteve em 9 escolas e realizou 22 atendimentos públicos em 2017. Algumas vezes, as escolas ajudavam com os custos de deslocamento, mas na maioria das situações, a equipe se deslocava com recursos particulares. Foram incontáveis telefonemas e e-mails solicitando nossos atendimentos no local do Observatório, mas infelizmente não pudemos retornar em 2017 com os 3 atendimentos escolares semanais, que normalmente fazíamos, devido à interdição do prédio.

Atividades: Em 2017, a equipe organizou um total de 68 atividades ao longo deste ano, incluindo as reuniões e ações internas de formação e prática, atendimentos públicos e escolares, observatório móvel (carreta), palestras e eventos organizados. Recebemos 2.672 assinaturas no livro de visitas durante nossos atendimentos públicos em 2017. Foram 387 assinaturas de escolares e 1.172 assinaturas nos atendimentos com a unidade móvel do Observatório. Isto perfaz um total de 4.131 assinaturas coletadas em 2017, superando a quantidade de todos os anos anteriores!

Mais ainda tem mais! Este total não leva em conta a quantidade de pessoas atendidas nos eventos de 80.000 visitantes (Arraiá Aéreo do astronauta Marcos Pontes) e de 6.000 pessoas (Festa da Ciência da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), cujas assinaturas foram impossíveis de coletar em nosso estande. No geral, as atividades desenvolvidas anualmente pelo Observatório são:

Atendimento por agendamento (normalmente 3 vezes por semana)
Atendimento Público (uma vez por mês, no mínimo)
Oficina de Construção de Telescópios (uma vez por semana)
Exposições
Astrofotografias
Projetos
Pesquisas de Mestrado e Doutorado
Pesquisas de Iniciação Científica
Cursos de extensão
Formação de professores
Eventos
Reuniões semanais da equipe
Programa de formação de monitores
Acervo de publicações em astronomia

Divulgação: Com o objetivo de levar as belas imagens cósmicas para a comunidade unespiana, a exposição permanente de astrofotografias do Observatório intitulada “Joias Celestes” iniciou no final de 2017 uma turnê pelas bibliotecas de vários campi da Unesp, graças ao apoio de Maith Martins de Oliveira, da Biblioteca do campus de Bauru.

A equipe do Observatório produziu 5 boletins informativos sobre tópicos e fenômenos de Astronomia especiais que ocorreram em 2017 para distribuição pública e escolar durante as visitações, os quais estão disponíveis gratuitamente no site do Observatório. A última edição do boletim do nosso Observatório foi colocado pela NASA no site do Museum Alliance como material de apoio para outras instituições internacionais de língua portuguesa.

Outras produções foram pôsteres didáticos de Astronomia e uma apostila contendo as efemérides astronômicas de 2017. Uma novidade deste ano foi o lançamento do programa da TV Unesp chamado AstroLab em parceria com o Observatório, com as edições sobre Saturno, Vênus, Júpiter, Plutão, Mercúrio, Urano, Marte, Netuno, Terra, Sol, Lua, Sistema Solar. Nossas atividades também renderam diversas reportagens e notícias na mídia.

Outro destaque foi o cadastro do Observatório no Museum Alliance da NASA, onde alguns dos principais eventos e atendimentos do Observatório são registrados e auxiliados com materiais didáticos da NASA.

Projetos: O Observatório será beneficiado ainda por um projeto aprovado pelo CNPq a ser executado parcialmente a partir de 2018. Os demais projetos desenvolvidos no Observatório em 2017 (com possível continuidade em 2018) foram:

a) Núcleo de Ensino de Astronomia: contribuindo com subsídios para a formação continuada de professores (apoio: ProGrad)

b) Automação de Telescópio (parceria com CTI, apoio: AMSAT)

c) Um estudo sobre as concepções em Astronomia de visitantes do Observatório Didático de Astronomia da UNESP Bauru (apoio: Vunesp)

d) Ensino de Astronomia para a formação do cidadão contemporâneo: as escalas do universo

e) Patrulhamento Investigativo do Céu por Imageamento Automático de meteoros e suas aplicações para o ensino de Astronomia na Educação Básica (parceria com BRAMON, apoio: PIBIC e IPMet)

f) Projeto Eratóstenes Brasil (apoio: PROEX)

g) Radiotelescópio: construção, recepção, análise, aplicações científicas e didáticas (apoio: IPMet e AMSAT)

Alguns destes projetos resultaram em orientações online para diversos professores da educação básica do Brasil sobre metodologias de ensino de Astronomia e um curso presencial de formação continuada para professores da região de Bauru.

Pesquisa: No âmbito das pesquisas de mestrado e doutorado em 2017, os projetos relacionados direta e indiretamente com o Observatório foram os seguintes:

a) Diário do Céu: um estudo sobre subsídios de um programa de formação de professores em exercício para o ensino da Astronomia Observacional

b) O ensino de Astronomia no contexto da deficiência visual: desafios e possibilidades na elaboração de atividades para alunos cegos e de baixa visão

c) Um estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia

d) Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia

Estes projetos têm gerado publicações de artigos em periódicos e em atas de congressos da área, além de contribuir para o desenvolvimento de produtos, atividades, cursos, eventos e materiais didáticos que favorecem o trabalho do próprio Observatório.

Para conhecer mais detalhadamente cada uma das atividades e projetos do Observatório em 2017 e de anos anteriores, acesse:

http://www2.fc.unesp.br/#!/paginas/observatorio-de-astronomia-da-unesp/semanas-e-encontros-de-astronomia/atividades-anteriores/

Aproveitamos para convidar todos os curiosos e interessados em Astronomia a acompanhar as nossas atividades em 2018. Não percam!

Reconhecimento e agradecimento: Agradecemos a comunidade e a população, que estão sempre em constante contato conosco, questionando, fazendo perguntas, colaborando, incentivando, doando materiais e apoiando nossas atividades, as quais foram realizadas com a presteza, dedicação e iniciativa dos membros da sensacional equipe de cerca de 20 monitores, composta por alunos da graduação, pós-graduação, docentes, servidores técnicos da Unesp e colaboradores externos – todos atuando voluntariamente para o ensino e a divulgação científica em Astronomia, ao mesmo tempo em que o Observatório serve de rica fonte de aprendizado e contínua formação para todos nós da própria equipe!

www.fc.unesp.br/astronomia
www.obsbauru.com.br

face: @obsbauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente