31 de jan. de 2018

Projeto da USP vai levar experimentos de estudantes para o espaço


(Jornal da USP) A USP recebe, até o dia 28 de fevereiro, inscrições de projetos de várias áreas do conhecimento para serem levados à estratosfera. Eles devem ser desenvolvidos por equipes de alunos de ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil.

A iniciativa é chamada de Garatéa-E, desenvolvida pelo Grupo Zenith, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Os experimentos serão transportados em um balão que deve atingir 30 km de altitude. Lá são encontradas condições análogas às encontradas na superfície de Marte, como baixa temperatura, baixa pressão, pouca umidade e grande incidência de radiação.

Os projetos são totalmente abertos. As únicas restrições são em relação ao volume e à massa, mas, respeitados esses requisitos, cada grupo participante será livre para desenvolver seu próprio experimento. É possível pensar em aplicações eletrônicas, eletromecânicas, biológicas e químicas.

As melhores propostas terão a oportunidade de embarcar seus experimentos na sonda que irá até a estratosfera. Após o resgate, os projetos serão devolvidos aos estudantes para que eles possam continuar suas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente