20 de mar. de 2018

A IAU sabe da sua existência?



Informamos à comunidade astronômica que tomamos a liberdade de remeter ao 'Office for Astronomy Outreach' da União Astronômica Internacional (IAU) uma lista atualizada de associações, planetários e observatórios do Brasil, entre amadores e profissionais.

Essa listagem foi baseada no recenseamento que iniciamos em maio de 2016 e que tivemos a primeira fase encerrada no final de 2017. Atualizamos o documento e acrescentamos as recentes fundações e inaugurações de grupos e observatórios realizados nos últimos meses.

Por que fizemos isso? Ao entrarmos no diretório da IAU (https://directory.iau.org/) para localizarmos as associações brasileiras cadastradas, encontramos menos de 20 (vinte) dessas instituições, o que não chega a 5% do total que identificamos durante esse censo e que apresentaram atividades nos últimos 3 anos.

Conseguimos identificar por volta de 500 (quinhentos) instituições e equipamentos de divulgação e pesquisa de Astronomia ativos nos últimos 3 anos no país e no diretório da máxima entidade mundial de Astronomia encontramos menos de 20, um número bem distante da nossa realidade.

Poderíamos simplesmente não ligar para esse detalhe e perder nosso tempo com debates infrutíferos e inúteis sobre política, religião e ideologias através de demonstrações de (pseudo)intelectualidade em redes sociais, mas temos nos dedicado a tentar melhorar de alguma forma o quadro geral precário que a Astronomia se encontra no país aliada à ignorância da população e sua afeição por teorias absurdas e conspiratórias. Acreditamos que somente a integração entre essas associações com as de outros países poderá dar alguma luz nesse ambiente de trevas.

O fato de mandar uma listagem vai mudar alguma coisa? Talvez não. Mas de alguma forma a IAU saberá da existência dessas entidades espalhadas por todo o país e a enorme quantidade listada incentive alguém de lá a tomar uma atitude.

A listagem será atualizada e enviada a IAU uma vez por ano.

Agradecemos ao Prof. Paulo Bretones pelas orientações necessárias.

GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos

Os cães da política ladram e a nave espacial do GaeA passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente