(Target) Pesquisadores pioneiros do Laboratório Nacional de Astrofísica serão homenageados durante workshop que será realizado nos dias 3 e 4 de maio, na sede do LNA, em Itajubá, Minas Gerais. Há 32 anos, era realizada a primeira observação centífica pelo telescópio Perkin&Elmer, instalado no Observatório do Pico dos Dias.
A partir desse fato, novos caminhos foram traçados na astronomia brasileira. No LNA, para tal resultado, vários pesquisadores assumiram trabalhos e responsabilidades, incluindo a gerência de um novo instituto, que teve sua origem no Observatório Nacional, com a criação do Observatório Astrofísico Brasileiro, agora chamado Observatório do Pico dos Dias.
Durante o encontro, pesquisadores e grupos que trabalharam em colaboração fazendo parte dessa trajetória serão homenageados através da apresentação dos estudos que foram realizados.
Os homenageados:
- Lício da Silva: primeiro diretor do LNA, foi também diretor do Observatório Nacional, e participou de pesquisas tanto no ON como no LNA;
- Carlos A. Torres: ex-diretor do LNA e principal organizador dos levantamentos de estrelas jovens e outros PDS e SACY feitos no LNA e no Chile;
- Germano R. Quast: ex-diretor do LNA, pioneiro e principal fotometrista dos levantamentos realizados no LNA.
Programação:
3 de maio
14h – 14h30: Abertura
14h30 – 15h30: Apresentações
15h30 – 15h45: Intervalo
15h45 – 17h30: Apresentações
4 de maio
9h – 10h30: Apresentações
10h30 – 10h45: Intervalo
10h45 – 12h: Encerramento
Local: Laboratório Nacional de Astrofísica
Endereço: Rua dos Estados Unidos, 154 - Nações, Itajubá - MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente