19 de abr. de 2018

O céu dos nativos brasileiros - Observatório Didático de Astronomia abrirá suas portas para o público neste sábado


Você já ouviu falar da constelação do Homem Velho? E da constelação da Ema? Não!? Mas, com certeza você já ouviu falar da constelação de Órion e da constelação do Escorpião!

A constelação do Homem Velho e a constelação da Ema são parte das representações cósmicas dos nativos brasileiros. No passado, eles realizaram observações sistemáticas dos astros acompanhando seu movimento na esfera celeste, mapeando e nomeando os fenômenos celestes. Dessa maneira, a constelação do Homem Velho, para os nativos brasileiros, é uma junção das constelações de Órion e do Touro ao passo que a constelação da Ema é uma junção da constelação do Escorpião e do Cruzeiro do Sul.

Quer saber mais um pouquinho sobre esse tema intrigante e aprender a reconhecer essas constelações no céu? Então venha participar gratuitamente do atendimento público que será realizado pela equipe do Observatório Didático de Astronomia no dia 21 de abril das 19h às 22h. Nesse dia teremos várias atividades como palestras sequenciais de 15 min com o tema “o céu dos nativos brasileiros”, atividades para as crianças, observação da Lua, Júpiter e de outros astros, com telescópios e reconhecimento de constelações a olho nu.

Participe! Traga a sua família e venha conhecer mais um pouquinho sobre a cultura dos nossos nativos.

A entrada é gratuita e as observações do céu dependem das condições atmosféricas.

Atenciosamente,

Equipe do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru

www.fc.unesp.br/observatorio

www.obsbauru.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente