16 de mai. de 2018

Observatório de Astronomia abrirá suas portas ao público neste sábado com diversas atividades




Júpiter: o planeta tempestuoso

Você sabia que Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar? E que Júpiter possui uma atmosfera? Na atmosfera deste gigante do Sistema Solar existem nuvens, grandes ciclones e intensos sistemas de alta pressão, assim como vemos aqui na atmosfera de nosso planeta. Porém, lá estes fenômenos têm muitas diferenças em relação ao que conhecemos na Terra. Na palestra "Tempestades em Júpiter" mostraremos de que são feitas as nuvens em Júpiter, qual o tamanho dos seus ciclones, e vamos descobrir um pouco sobre a "Grande Mancha Vermelha", a mais famosa tempestade do planeta. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Felippe Gozzo, professor assistente do curso de Meteorologia da UNESP-Bauru, pesquisador credenciado ao IPMet, doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, com pesquisas na área de ciclones, furacões e climatologia.

No dia 9 de maio, Júpiter atingiu um ponto em sua órbita em que mais se aproximou da Terra. Por este motivo, o mês de maio é a melhor ocasião para se observar as tempestades deste planeta com os telescópios, pois ele aparenta ficar maior do que a média. Este fenômeno ocorre apenas uma vez ao ano, quando a Terra ultrapassa Júpiter em sua órbita em torno do Sol.

No mês de maio celebramos também duas datas importantes para a Astronomia. Dia 25 de maio é o Dia do Mourão, uma data a ser lembrada em homenagem a Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, um astrônomo brasileiro internacionalmente respeitado e o autor que mais publicou livros de divulgação de Astronomia no Brasil. Outra data de celebração mundial é 16 de maio, Dia Internacional da Luz, proclamada pela Unesco. Para a Astronomia, a luz é a mensagem do Universo, pois é ela quem nos traz todas as informações do cosmo.

Quer saber mais um pouquinho sobre o planeta gigante Júpiter? Quer observar este planeta pelos telescópios do Observatório? Quer saber mais sobre a luz e sobre a importância de Mourão para a Astronomia? Então venha participar gratuitamente do atendimento público que será realizado pela equipe do Observatório Didático de Astronomia no dia 19 de maio das 19h às 22h. Nesse dia teremos outras atividades além da palestra: observação das crateras e montanhas da Lua, reconhecimento de constelações a olho nu, atividades para as crianças, exposição de materiais didáticos.

Participe! Traga sua família e seus amigos e venha conhecer mais um pouquinho mais sobre o Universo!

A entrada é gratuita e as observações do céu dependem das condições atmosféricas.

Atenciosamente,

Equipe do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru

www.fc.unesp.br/observatorio

www.obsbauru.com.br

face: @obsbauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente