26 de jul. de 2018

Eclipse Total da Lua do dia 27 será o mais longo do século XXI

E Marte em máxima brilhância estará próximo da Lua no céu

(Target) A partir do início da noite do próximo dia 27, os brasileiros poderão ver o eclipse total da Lua. Para toda a parte leste do Brasil a Lua já vai nascer durante a fase total do eclipse e para a parte oeste do Brasil, o eclipse será visto somente como parcial.

O início da fase total do eclipse será às 16h30min e o final será às 18h13min, em hora legal de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso que as pessoas busquem um local onde é possível ver o ceú perto do horizonte a leste. A partir das 18h13min a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19min. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

Mas por que esse será o eclipse com maior duração do século? A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento explica: “é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra e o eclipse total terá duração de 104 minutos. Esse tempo pode ser inversamente bem pequeno como, por exemplo, o eclipse que aconteceu em julho 2015 e que teve uma duração de 12 minutos”.

Josina fala sobre a visibilidade dos planetas no céu de julho, principalmente Marte que está em máxima brilhância e estará próximo da Lua no dia do eclipse: “vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está em máxima brilhância, está visível a leste logo no início da noite”. Ela ressalta também o próximo eclipse total da Lua: “na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim”.

Confira abaixo a entrevista com Josina Nascimento:

O que é um eclipse?
Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.


O que é o eclipse da Lua?
É quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.

O que é Lua de Sangue?
É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente