14 de fev. de 2019

Curso de Férias em Astronomia supera expectativas dos participantes!

O Observatório Didático de Astronomia, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp Bauru, com apoio do Edital Conjunto PROEX/PROPG Nº 01/2018, ofereceu de 04 a 08 de Fevereiro de 2019 o Curso de Férias “Práticas de Astronomia Interdisciplinar”, onde pessoas de cidades e estados diferentes vivenciaram momentos de aprendizagem com muita prática e “mão na massa”.

As inscrições foram gratuitas e todos os materiais foram cedidos pelo curso aos participantes. Recebemos 124 inscrições provenientes de 19 cidades diferentes, incluindo dois estados (GO e RS), sendo pessoas com 20 profissões diferentes e faixa etária de 9 a 80 anos. Porém, com apenas 30 vagas oferecidas, a comissão organizadora teve de realizar um processo seletivo, cujos critérios principais foram: a profissão do inscrito (preferencialmente professor) e um texto redigido pelo mesmo na ficha de inscrição.

Foram mais de 40 horas de atividades intensas e descontraídas, incluindo uma espetacular noite de observação astronômica, com e sem telescópios. Todos os conteúdos do curso foram ministrados com atividades práticas e construção de modelos, com a ajuda dos alunos de graduação e pós-graduação, todos colaboradores e monitores voluntários do Observatório.

Os temas abordados no curso foram os seguintes: Eratóstenes na sala de aula: História e Filosofia da Ciência; Questões ambientais de Poluição Luminosa e o ensino de Astronomia; Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Astronomia; Escalas na Astronomia e o ensino de Matemática; A Física do Sol; A Química do Sol e das estrelas; O Espaço nas telas de cinema: ensinando Astronomia através de filmes de ficção científica; Um foguete de histórias: o lúdico na Astronomia; Educação inclusiva em Astronomia por meio de maquetes; Introdução aos foguetes: uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. As atividades práticas desenvolvidas, as fotos e imagens do evento, todos os materiais didáticos utilizados e referências adicionais para estudo estão disponíveis no site do Curso:

https://sites.google.com/prod/view/feriastronomia

O Observatório é muito grato aos participantes por esta oportunidade. Temos a satisfação de apresentar algumas das expressões deles:

“Apesar do mato alto e sujeira na área do Observatório e morrendo de medo de ser picada por um escorpião ou uma cobra, fiz as atividades de observação noturna e lançamento de foguetes com muita coragem, porque gostei demais deste curso.”

“Passei uma semana maravilhosa, interagindo com tanta gente bacana como todos vocês. Agradeço a todos, especialmente aos professores e professoras pela clareza das explicações e pela dedicação que nos dispensaram. Me fizeram rejuvenecer com essa semana fabulosa. Desejo a todos que sejam muito felizes e que atinjam as metas que tanto desejam. Um grande abraço a todos e até um dia.”

“Gostaria de agradecer a todos do curso de Astronomia, pela semana incrível que proporcionaram à minha família. Os palestrantes tão jovens e com uma garra incrível apesar da situação delicada em que vive a nossa Educação. Me fizeram acreditar novamente que a esperança é a ultima que morre! Pois demonstraram uma vontade enorme da arte de ensinar, Professores que buscam alternativas nesse momento incerto e um tanto conturbado na Educação do País. Mestres no último suspiro de suas carreiras; que possuem aquela garra antiga, com uma força e um amor descomunal em aprender e transmitir seus conhecimentos para tentar tornar o mundo um lugar melhor para se viver. (...) A qualidade dos palestrantes com seus conhecimentos, a humildade em querer aprender e ensinar. Meninas tão jovens com uma Cultura exemplar, e que se esforçaram e mostraram um interesse enorme pelo curso. “Simplesmente incríveis e maravilhosos”: assim defino esse grupo que com todas as diferenças se uniram e fizeram dessa semana uma das mais gratificantes para minha família. (...)”

“Parabéns pela persistência de vocês em continuar tentando, apesar das condições financeiras do Observatório e da Unesp em geral. A semana que este curso me proporcionou foi inesquecível e não tem preço! Por favor, repitam este curso!”

“Não posso aceitar que seja de graça um curso deste nível e com a riqueza do material gráfico e das atividades distribuídos sem custo para todos nós. Sei das dificuldades que vocês estão passando e quero contribuir financeiramente para ajudar o Observatório.”

Face e Insta: @obsbauru

www.obsbauru.com.br

(14) 3103-6030

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente