22 de fev. de 2019

Teresina vai ter Planetário referência no país para o estudo da astronomia

A inspiração para Teresina foram os planetários de Fortaleza e Sobral.


(PMT/R10) Um complexo de lazer, cultura e pesquisa será construído no meio do Parque Estação da Cidadania nos próximos meses. O prefeito Firmino Filho apresentou nessa quarta (13) o projeto arquitetônico do Planetário de Teresina, uma inovação tecnológica que deve ser referência dentro e fora do estado.

O Planetário contará com auditório, espaço para shows, relógio solar, videoteca e um equipamento de projeção ultramoderno para estudo dos astros e planetas. A ideia é torná-lo um espaço de visitação para estudantes, pesquisadores e público em geral, incentivando o estudo da astronomia, área em expansão nas escolas municipais de Teresina.

A construção é uma novidade no Brasil, existindo poucos em todo o país. Para o espaço de Teresina, a inspiração foram os planetários de Fortaleza e Sobral. Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram até as duas cidades para conhecer detalhes da construção.

O Planetário também foi pensado para funcionar com energia solar, todo construído com tecnologia alemã, garantindo acessibilidade e sustentabilidade na sua arquitetura.

O arquiteto responsável pelo projeto, Adriano Mello, explica que o equipamento será como um cinema, com projeções bastante detalhadas da galáxia. “É uma experiência absurdamente inovadora, onde os estudantes poderão ver a ciência de uma forma diferente. Teresina ganha muito com essa construção. Sem dúvidas será um avanço para o estudo da ciência”, afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente