17 de abr. de 2019

Noite do Yuri: Observatório de Astronomia da Unesp atende público até com chuva!


Neste último sábado, 13 de abril, o Observatório de Astronomia da Unesp Bauru realizou um evento internacional, Yuri´s Night ou Noite do Yuri, para celebrar a ida do primeiro homem ao espaço, o russo Yuri Gagarin. Apesar da chuva, o Observatório recebeu 129 visitantes. Somente as observações do céu foram canceladas. As demais atividades ocorreram normalmente.

A palestra explicou sobre a corrida espacial, especialmente durante a década de 1960, e como a conquista espacial daquela época trouxe benefícios e parcerias entre potências mundiais após a corrida ter esfriado. Este evento está registrado no site oficial internacional: https://yurisnight.net/

Houve sorteio de brindes, explicações sobre funcionamento de telescópios, buracos negros e sobre o reconhecimento de algumas constelações com um software simulador do céu estrelado. As atividades infantis foram um sucesso, pois as crianças puderam sair bem contentes ao construírem seus próprios foguetes de papel com a foto do Yuri Gagarin na janelinha do foguetinho. Depois, elas lançaram seus próprios foguetes para o público apreciar. Junto ao Observatório, os visitantes também contemplaram a exposição de equipamentos antigos de Meteorologia do Museu do Céu do IPMet (Centro de Meteorologia de Bauru).

Registramos também a visita de uma escola com a professora responsável e seus pequenos alunos juntamente com os pais. Ao final, fizeram um agradecimento público marcante para o Observatório.

FOTOS: https://photos.app.goo.gl/NWnr4yHNHaNEHZsF8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente