14 de ago. de 2019

Observatório Didático de Astronomia da Unesp completa 10 anos!


Comemore conosco neste sábado com o Grupo de Radioamadores de Bauru, duas palestras e um novo telescópio!*

Neste sábado, dia 17, todos estão convidados a comparecer ao evento de comemoração pelas 10 voltas ao redor do Sol que o Observatório está completando. Este evento faz parte também da agenda oficial das comemorações do aniversário da cidade de Bauru.

É o primeiro atendimento público do segundo semestre, que inaugura também a volta das atividades depois das férias, inclusive atendimentos escolares (para agendar sua escola, acesse: obsbauru.simplybook.me ).

O evento de sábado seguirá os parâmetros de sempre, com telescópios, oficina infantil, identificação do céu e “lojinha”; no entanto, dessa vez ao invés da palestra ser sobre um único tema, teremos dois temas, que se alternarão conforme o evento.

A primeira palestra será sobre as ações atuais do Observatório, sua equipe e as atividades com pesquisa e divulgação científica que desenvolve. É uma ótima oportunidade para conhecer como funcionam as pesquisas dentro de uma Universidade, a importância da educação e os benefícios que essas atividades implicam para a comunidade.

A segunda será sobre o Programa Apollo, um conjunto de iniciativas coordenado pela agência estadunidense NASA (em inglês, National Aeronautics and Space Administration) com o intuito de levar o homem à Lua durante os anos de 1961 a 1972. A palestra celebrará os 50 anos que a primeira pessoa pisou na Lua em 1969.

E ainda ganhamos um presente de aniversário! Completando 10 anos em 2019, o Observatório acaba de ganhar mais um telescópio, que foi doado por meio de verba de um projeto do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp Bauru. Este projeto foi financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e permitiu a aquisição de um telescópio, o qual, agora, fará parte do acervo do Observatório! Venha conhecer este novo telescópio!

Junto com o Observatório, o Grupo de Radioamadores de Bauru (GBR) e a AMSAT-BR celebrarão dois anos da instalação da repetidora PY2KDE (147,180MHz - 77Hz). No próprio Observatório, eles realizarão uma demonstração pública de radioamadorismo, incluindo atividades práticas como, por exemplo, transmissão de mensagens através de voz, código morse e até uma transmissão de FAX colorida! Venha “ver” outras energias que os seus olhos não são capazes de enxergar no dia a dia!

O evento, que ocorrerá das 19:00 às 22:00, é gratuito e aberto para todas as idades, sem necessidade de inscrição ou cadastro prévio. A equipe do Observatório terá grande prazer em receber todos para comemorarmos juntos uma década levando a Astronomia mais longe!

*10 Anos do Observatório:*
Data: 17/08/2019
Horário: 19:00 às 22:00
Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses (dentro do IPMet)
Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru
Contato: obsbauru@gmail.com | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6030

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente