21 de out. de 2019

Dia da Astronomia nas Escolas


Estamos divulgando o projeto Dia da Astronomia nas Escolas, anunciado pela presidente da IAU, Ewine van Dishoeck na recente Conferência IAU astroEDU (https://iau-dc-c1.org/astroedu-conference/) no ESO Supernova, na Alemanha.

Como parte da agenda e das atividades dos 100 anos da IAU (https://www.iau-100.org/), para este ano (2019) a data será durante ou durante a semana do Trânsito de Mercúrio (11 de novembro) e o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento (10 de novembro).

De qualquer forma, podemos começar este evento neste ano e planejarmos a continuidade para os próximos anos, para a data do equinócio de março (20 de março para 2020).

É uma data importante, mesmo historicamente, como muitas culturas costumavam iniciar o ano e para os dois hemisférios seria uma data possível.

Seja como for, esperamos que tais esforços possam promover ações e projetos nas escolas com a participação de astrônomos profissionais e amadores e mesmo professores interessados.

Como muitos de nós na comunidade realizamos projetos deste tipo há anos e das mais variadas formas, é sempre importante estimularmos ainda mais, mesmo no âmbito internacional, em lugares onde não ocorrem regularmente.

Para maiores informações, registro e relatos, segue o conteúdo da página na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente