7 de nov. de 2019

*Observatório da Unesp convida o público a observar o “Trânsito de Mercúrio” em comemoração ao Dia Internacional da Astronomia nas Escolas

*Observatório da Unesp convida o público a observar o “Trânsito de Mercúrio” em comemoração ao Dia Internacional da Astronomia nas Escolas”*


No próximo dia 11/11 (segunda-feira) o Observatório abrirá suas portas para visitas escolares e do público geral entre 9:30 e 15:00 para observar o “Trânsito de Mercúrio”! Trata-se de um fenômeno relativamente raro no céu, no qual por um momento específico os planetas Terra e Mercúrio ficam perfeitamente alinhados com o Sol no espaço, proporcionando uma visão espetacular de Mercúrio passando na frente do disco brilhante do Sol. Dito em palavras simples, é como se Mercúrio estivesse tentando eclipsar o Sol, assim como a Lua faz durante um eclipse solar. No entanto, pelo fato de Mercúrio ser um planeta pequeno e estar bem distante da Terra, o que os visitantes poderão observar com o telescópio solar do Observatório é simplesmente uma “bolinha” escura (Mercúrio) bem na frente do disco do Sol. Este fenômeno ocorreu em 2016 e o próximo será só em 13 de novembro de 2032.

O nosso evento, que está registrado no site internacional da IAU pelo link http://www.iau-100.org/astro-day-schools, é uma ação do Observatório para aproximar a Astronomia do ambiente escolar, colaborando com a recente iniciativa da União Astronômica Internacional (IAU), o "Dia da Astronomia nas Escolas"!

O projeto da IAU foi pensado para encorajar toda a comunidade astronômica mundial, profissionais e astrônomos amadores, cientistas diversos e professores, a elaborar ações educativas relacionadas à Astronomia nas escolas no mês de novembro, especialmente entre os dias 10 e 17 e o Observatório se identifica com essa ação.

Venha participar conosco! Não há necessidade de agendamento prévio e o evento é gratuito. Em caso de céu encoberto, o fenômeno não poderá ser observado. O Observatório fica nas dependências do IPMet (“radar da Unesp”). Esperamos todos vocês!

Data: 11/11/2019
Horário: 9:30 às 15:00
Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", Estrada Municipal José Sandrin, s/n - Chácaras Bauruenses (IPMet radar Unesp).

Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações:

facebook.com/obsbauru | @obsbauru

Contato: obsbauru@gmail.com | (14) 99124-9044 (whatsapp) | (14) 3103-6030


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente