27 de mai. de 2009

Astrofísica e cosmologia no Ceará

(Francisco José Amaral Vieira - O Povo) Conheci Mário Novello, o grande cosmólogo brasileiro, às vésperas da Décima Marcel Grossmann, um encontro mundial de astrofísicos e cosmólogos, promovido pela International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet) que acontece em algum lugar do planeta a cada três anos. Durante o evento, Novello recebeu um documento assinado por cerca de 700 cientistas do Brasil e 50 outros países, apoiando a criação do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica no qual ele sonhava abrigar o grupo de Cosmologia, que criara, em 1973, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a mais importante instituição da física brasileira, por onde passaram alguns dos mais criativos cientistas brasileiros.

Passávamos não só a trabalhar nesse sentido como a realizar andanças pelos cosmos compartilhando nosso encantamento pela física e pela natureza. Sonhos se materializam dentro dos limites das possibilidades, e o IcraBrasil foi instalado como coordenação do CBPF, onde hoje recebe apoio firme de seu ilustre diretor, o professor Ricardo Galvão. Deve-se ao IcraBrasil o trabalho realizado com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia que conduziu o Governo de nosso país a firmar, em 2005, um acordo de cooperação com a IcraNet, que foi ratificado pelo Congresso Nacional em 2007. Esse acordo criou excepcionais condições para a formação e treinamento avançado de astrofísicos e cosmólogos, através da concessão de bolsas de doutorado e pós-doutorado, participação em reuniões científicas e programas de intercâmbio.

Os benefícios e oportunidades desse programa de cooperação serão agora estendidos ao sistema de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, graças ao espírito de cooperação do professor Remo Rufinni, diretor Geral da IcraNet e da visão do governador Cid Gomes que nos assegurou as condições necessárias.

O programa a ser desenvolvido aqui abrange duas frentes de trabalho. A primeira consiste na consolidação de um grupo de física de partículas na Uece que, além de suas atividades de pesquisa num campo de fundamental importância, deve criar condições para a realização de investigação cientifica e ensino pós-graduado em astrofísica e cosmologia, sem perder de vista a contribuição ao ensino de graduação.

A segunda frente se desdobra na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, com o propósito de qualificar seu ensino de física, e oferecer uma nova modalidade de curso em nível de pós-graduação, na área de física fundamental. Merece destaque a introdução nos currículos de física das disciplinas de Filosofia da Ciência, Introdução à Astronomia e Introdução à Cosmologia e Astrofísica, objetivando estimular e lastrear vocações para esses campos. Deve fazer parte desse novo currículo uma disciplina de Educação e Divulgação Científica, visando recrutar talentos para cursos de aperfeiçoamento e de especialização científica nessa área tão importante. e da qual depende o êxito dos programas oficiais de democratização do conhecimento.

Nossa responsabilidade é imensa porque apoio não nos tem faltado, tanto da parte do Ministério da Ciência e Tecnologia como do Governo do Ceará diretamente e através da Secretaria e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), como da alta administração da Uece e da UVA.

Durante a solenidade de instalação do Sobral Meeting: The Sun, the Stars, the Universe and General Relativity, o professor Remo Ruffini, que ocupou por 25 anos a cátedra Enrico Fermi, estará entregando ao governador Cid Gomes carta do magnífico reitor da Universidade de Roma la Sapienza, professor Luigi Frati, oferecendo apoio e ajuda concreta à realização de um arrojado projeto de cooperação acadêmica.

Um comentário:

  1. Achando essa materia interessante e ao mesmo tempo querendo ajuda. Conheçi um garoto com 8 anos de idade com um nivel de conhecimento de fisica e matematica fora do normal. Sendo que o mesmo mora no interio do ceará. COmo posso ajudar ele?

    ResponderExcluir

Comente