29 de jun. de 2009

Casa da Ciência da UFRJ abre a mostra 'Astronomia para poetas' (RJ)


(O Globo) Na lista de objetos inspiradores de canções e poesias, o sol, a lua e as estrelas certamente estão no topo. "Via Láctea", por exemplo, pode ser o texto do parnasiano Olavo Bilac, ou, quem sabe, uma música do grupo Legião Urbana. É bem possível que alguém apareça na exposição "Astronomia para poetas", em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, em busca de inspiração. Mas para visitar a mostra não é preciso saber o nome de planetas e galáxias, nem ter conhecimento sobre métricas e rimas. O projeto foi criado principalmente para quem não sabe muito sobre os astros, e gostaria de conhecer um outro lado da ciência, como explica a produtora cultural da Casa, Adriana Vicente:

Assim como os poetas captam a beleza da vida e do cotidiano, esse projeto pretende mostrar para leigos o desconhecido na ciência, que também tem poesia e provoca encantamento.
A exposição, organizada em parceria com o Observatório do Valongo, faz parte do ciclo de palestras do Ciência para Poetas, que promove encontros entre pessoas de qualquer área do conhecimento. O projeto já tem uma década e, como este é o Ano Internacional da Astronomia, o estudo dos objetos celestes foi o tema escolhido.

- Estamos comemorando 400 anos das primeiras observações feitas por Galileu usando o telescópio, e a exposição mostra a evolução da astronomia desde então. Temos um pôster, por exemplo, que mostra imagens do Sol captadas por diferentes tipos de satélites. São fenômenos físicos variados, e o resultado é incrível - explica a diretora do Observatório do Valongo, Silvia Lorenz, ressaltando que haverá monitores no local para auxiliar os visitantes.

Além das fotos, a mostra oferece oficinas infantis e exibições de vídeos, com imagens da BBC de Londres e da Scientific American Brasil. A programação também inclui workshops para professores e, na terça-feira (30.06), haverá observação do céu, com a Lua crescente. A partir do dia 4 de julho, será montado um planetário inflável no local, com três sessões diárias abertas para adultos e crianças. Confira a programação da mostra:

Planetário inflável: a partir de 4 de julho. Sessões de 30 minutos - manhã e tarde
***
Oficinas: Diariamente. Construindo um ônibus espacial / Animando Júpiter / Vamos colorir?
***
Mostra de vídeos: Diariamente
***
Workshop para professores: DNA das estrelas. Sábado (27.06) - Das 10h às 12h (vagas limitadas)
***
Observação do céu em dia de Lua crescente. Terça (30.06). Das 19h às 21h
***
Astronomia para Poetas 2009 - Ciclo de palestras: 23 e 30 de junho; 7 e 14 de julho. 18h30m
'Astronomia para poetas' - exposição fotográfica. Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Muller 3 - Botafogo. Tel: (21) 2542-7494. Ter a sex, de 9h às 20h. Sáb e dom, de 10h às 20h. Temporada até 12 de julho

Um comentário:

Comente