16 de jul. de 2009

Filmes contam conquista da Lua pelo homem; veja dicas


Cena do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço", que envereda pela exploração da Lua e das galáxias

(Folha)
"2001 - Uma Odisseia no Espaço" ("2001: A Space Odissey". EUA, 1968)
Stanley Kubrick (1928-1999) abordou a chegada do homem à Lua um ano antes do fato acontecer --sem contar os três anos anteriores em que trabalhou no roteiro, baseado na obra homônima de Arthr C. Clarke. O filme, um clássico da ficção científica, faz dessa viagem o símbolo de uma série de questões evolutivas, tecnológicas e filosóficas a respeito da existência humana. Há cerca de 4 milhões de anos antes de Cristo, um monolito cai na Terra ainda pré-histórica e, muitos anos depois, em 1999, um segundo monolito é descoberto na Lua. Os seres humanos desconfiam que alienígenas observam a existência terrena. A partir daí, uma missão internacional é enviada a Júpiter com o objetivo de descobrir o que eles querem.


"Viagem à Lua" ("Voyage dans la lune". França, 1902)
Uma expedição de cientistas é enviada à Lua. Quando chegam lá, os cientistas encontram habitantes hostis, os Selenitas. Após descobrirem que os inimigos intergalácticos desaparecem facilmente em uma nuvem de fumaça a partir de um simples toque de uma sombrinha, os franceses conseguem escapar e retornar à Terra. Na volta, eles caem no oceano --mas são resgatados e chegam a Paris como heróis.

"Capricorn One" ("Capricorn One". EUA, 1978)
Clássico das teorias da conspiração, o filme vem em uma época na qual as especulações sobre a primeira viagem do homem à Lua estão fervendo. "Capricorn One" aborda a primeira missão tripulada a Marte. Tudo corre bem até os astronautas serem retirados da plataforma de lançamento por agentes do governo e levados a um estúdio de cinema no deserto. Isso porque o veículo espacial tinha um defeito, o que a Nasa não admite. No estúdio, no decorrer de meses, os astronautas são forçados a atuar sobre a jornada, a fim de enganar o mundo para demonstrar que eles efetivamente fizeram a viagem. Um jornalista suspeita da farsa e começa a investigá-la. As cenas usadas no filme são muito similares aos registros do homem na Lua --deixando claro que, caso quisesse, a Nasa poderia "encurtar" a jornada do homem até o satélite natural.

"O Lado Sombrio da Lua" ("The Dark Side of the Moon". EUA, 1990)
A trama se passa no ano de 2022, quando uma misteriosa falha leva os membros de uma missão espacial ao lado sombrio da Lua, enquanto o gás e o oxigênio acabam rapidamente. Quando chegam à face escura do satélite natural, eles descobrem um ônibus espacial da Nasa, dado como desaparecido há tempos, flutuando no espaço. Coisas estranhas começam a acontecer; os astronautas encontram relações entre o lado sombrio da Lua, o Triângulo das Bermudas e o demônio.

Cena do filme "Apollo 13", cujo enredo é baseado na dramática história real da falha na espaçonave da Nasa


"Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo" ("Apollo 13". EUA, 1995)
O elenco estelar do filme, baseado em fatos reais, traz Tom Hanks no auge da carreira --logo após faturar o Oscar de Melhor Ator--, além de Ed Harris e Kevin Bacon. A trama que imortalizou o bordão "Houston, we have a problem" ("Houston, nós temos um problema"). Após uma explosão na nave em uma missão corriqueira à Lua, Hanks, no papel do astronauta Jim Novell, relata em primeira pessoa as dificuldades que ele e seus companheiros Frad Haise (Bill Paxton) e Jack Swigert (Kevin Bacon). Empregados da Nasa e do governo norte-americano fazem uma enorme movimentação para trazê-los de volta à Terra.

"A Face Oculta da Lua" ("La face cachée de la lune". Canadá, 2003)
Philippe, estudante de doutorado em ciência, defende sua dissertação sobre narcisismo enquanto base da corrida espacial, logo após a morte de sua mãe. Para reforçar a tese, o estudante pede a aprovação de um cosmonauta russo que está visitando o Canadá --o que leva Phillippe a um enredo permeado por metáforas do espaço e suas descobertas.

"Magnificent Desolation: Walking on the Moon 3D" ("Magnificent Desolation: Walking on the Moon 3D". EUA, 2005)
Documentário produzido e narrado pelo astro Tom Hanks, cujo enredo traz a exploração lunar como uma das coisas mais fantásticas da humanidade. O filme mostra as sete naves que exploraram a rota que leva até o satélite natural, entre os anos de 1969 e 1972.

"Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon?" ("Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon?". EUA, 2001)
Feito pela Fox, o documentário para televisão coloca céticos analisando as discrepâncias e inconsistências do homem na Lua entre 1969 e 1972. A conclusão é a de que a Nasa forjou as caminhadas lunares. Sobram evidências, de acordo com eles: os problemas físicos inerentes no controle da nave; a falta de estrelas no céu lunar; discrepâncias e similaridades nas sombras e no segundo plano das fotos; bandeira flamejando num ambiente no qual não existe ar etc.



Ator Sam Rockwell em cena do filme "Moon", que ainda não tem estreia prevista no Brasil

"Moon" ("Moon". EUA, 2009)
O filme, que ainda não estreou no Brasil, conta a história do astronauta Sam Bell (Sam Rockwell), residente de uma base lunar na qual trabalha junto a um computador inteligente para tornar o mundo menos dependente de petróleo. Durante três anos, ele vive privado do contato humano. Após um acidente, ele faz uma viagem sem autorização na superfície lunar, na qual faz uma inesperada descoberta --e que o faz questionar sua sanidade e sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente