(O Globo) Famílias se amontavam em frente a televisores preto-e-branco em 1969 para ver Neil Armstrong dar os primeiros passos do homem da Lua. Agora, será possível assistir à missão da Apolo 11 recriada em tempo real na web, acompanhar a comunicação entre a nave e o centro de controle pelo Twitter e até mesmo receber um aviso por email quando o módulo tocar o solo lunar. Tudo isso é parte de um novo site do John F. Kennedy Presidential Library and Museum em comemoração ao impulso dado por Kennedy para que os americanos chegassem à Lua antes dos soviéticos.
- Levar um homem à Lua realmente uniu todo o planeta - disse Thomas Putnam, diretor do JFK Library - Esperamos que o uso da internet faça o mesmo.
O site ( WeChooseTheMoon.org ) já está no ar, mas a grande preparação começará às 9h02m (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 90 minutos antes do 40º aniversário do lançamento da Apollo 11 do Cabo Canaveral, na Flórida. Ele vai acompanhar a rota da nave da Terra até a Lua, terminando com a caminhada de Armstrong, tudo em tempo real, 40 anos depois.
Os internautas poderão assistir a animações dos principais momentos da missão de quatro dias, inclusive a Apolo 11 orbitando a Lua e quando o módulo lunar se separar da nave-mãe. Será possível ainda assistir a clipes e ouvir áudios de conversas entre os astronautas e os controladores de voo da Nasa.
O site lembra o papel do presidente John Kennedy, que estabeleceu o objetivo de levar o homem à Lua até o final da década de 60 durante um discurso ao Congresso, em 25 de maio de 1961. O nome do projeto foi tirado de um outro discurso de Kennedy, em 1962.
"Nós escolhemos ir até a Lua nesta década, entre outras coisas, não por elas serem fáceis, mas por serem difíceis. Pois esse objetivo vai organizar e medir nossas energias e habilidades, por que nós aceitamos esse desafio, que não pretendemos adiar e sim conquistá-lo", disse o presidente.
Kennedy foi assassinado seis anos antes de Armstrong pisar na Lua, mas o site revela fotos que demonstram o grande interesse dele no programa espacial. Uma delas mostra o presidente assistindo quando Alan Shepard se tornou o primeiro americano no espaço.
O objetivo do site é dar às pessoas a oportunidade de experimentar a emoção da missão lunar, mas Putnam espera que ele sirva também para inspirar o mundo a enfrentar graves problemas atuais, como o aquecimento global e a pobreza.
- Qual é o próximo desafio? O que pretendemos alcançar? - ele questiona - Eu acho que o presidente Kennedy gostaria que nossos líderes enfrentassem esses desafios e estabelecessem objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente