(JB) Neste domingo, 22 de novembro, às 19h, os moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro podem olhar estrelas, galáxias e planetas de perto por meio de telescópios em um dos locais mais bonitos da cidade. Finalizando as sessões de observação do céu, este mês o evento ocorrerá na Praia do Arpoador – entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano, esquina com a Avenida Vieira Souto. A atividade é oferecida gratuitamente e todos podem participar. No entanto, em caso de chuva ou céu nublado, o evento será suspenso.
A observação – que tem sido realizada ao longo de 2009 em diversos locais da região metropolitana da cidade – integra o calendário de sessões gratuitas de observação celeste através de telescópios e faz parte das comemorações referentes ao Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009 - www.astronomia2009.org.br). A observação do céu no Grande Rio é organizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em parceria com o Observatório Nacional, a Fundação Planetário do Rio de Janeiro, o Observatório do Valongo e o Grupo de Astronomia NGC-51.
Quem perder a atividade no dia 22, terá outras oportunidades de participar. Todas as quartas-feiras e sábados, a partir das 18h30, o MAST oferece sessões de observação celeste em seu campus, durante a realização do “Programa de Observação do Céu”. Às 18h30, há exibição de um vídeo sobre Astronomia, seguida por uma palestra sobre "O Céu do Mês" às 19h. Finalmente, às 19h30, inicia-se a observação do céu, com a utilização de instrumentos, dentre eles a Luneta Equatorial de 21cm, construída no início do século XX. O MAST fica em São Cristóvão – Rua General Bruce, 586.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente