(LIADA) Os astrônomos que tem dedicado parte de seu trabalho à observação têm-se dado conta de certos fenômenos repetitivos que se dão em momentos imediatamente anteriores e posteriores ao pôr ou ao nascer do Sol. Muitos destes fenômenos ocorrem na atmosfera pela interação com os raios de luz provenientes do Sol porém outros são visões autênticas de material interplanetário.
Por isto, esta semana decididimos mencionar alguns dos fenômenos que sempre distraem os astrônomos que observa a chegada da noite ou do amanhecer. A seguinte tabela mostra as respectivas informações:
Nome do fenômeno; Característica; Visibilidade; Dificuldade de observação.
1) Green Flash; Ponto de cor verde na superficie do Sol produzido pela refração da luz; Anoitecer ou Amanhecer; Difícil, necessita de um excelente horizonte.
2) Blue Flash; Ponto azul sobre o Sol produzido pela refração da luz; Anoitecer ou Amanhecer; Extremamente Difícil, necessita de um horizonte quase ideal.
3) Gegenschein; Débil luminosidade di céu noturno na região da eclíptica, é pó entre a Terra e a Lua; Anoitecer; Médio, necessita de um céu escuro.
4) Luz Zodiacal; Banda débil de luz que se extende pela eclíptica, é pó do Sistema Solar; Entardecer, Amanhecer e durante a noite; Médio, necesita de um céu escuro.
5) Pilar Solar; Coluna de luz sobre o Sol pela reflexão da luz do Sol por cristais de gelo na atmosfera; Entardecer ou Amanhecer; Difícil.
6) Crepúsculo; Iluminação colorida natural do Céu; Entardecer ou Amanecer; Fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente