(Duília de Mello - O Globo) A vida de observador é bem excêntrica: inclui dormir poucas horas, trocar a noite pelo dia, tomar café da manhã na hora do almoço e organizar tudo antes que o sol se ponha. Durante o inverno, em certas latitudes a noite pode ser bem longa, chegando a mais de 13 horas consecutivas. Por isso precisa estar tudo bem planejado. Agora que temos computadores por toda parte, o astrônomo passa pouco tempo na cúpula em que fica o telescópio e olhando pela ocular (aquela parte que parece com o visor de um binóculo).
O astrônomo, muitas vezes acompanhado de um assistente noturno, fica em uma sala de observações monitorando tudo pela tela do computador. Antigamente era diferente. Os astrônomos ficavam olhando pelo telescópio e monitorando o aparelho para ele não sair da posição enquanto as placas fotográficas registravam a luz. Essas placas são parecidas com os negativos de filmes que utilizávamos nas câmeras fotográficas antes da era digital. Depois de capturar a imagem, o astrônomo levava a placa para o laboratório escuro e fazia a revelação. O astrônomo era um fotógrafo e tanto; já hoje ele se parece mais com um nerd na frente do computador.
As janelas das cúpulas têm cortinas pretas para não produzir poluição luminosa e atrapalhar a observação. O único ruído é o da música alta que o pessoal curte durante o trabalho. Se encontrarmos algum astrônomo de lanterninha na mão a caminho do hotel, é sinal de que algo deu errado e que tiveram de fechar a cúpula. A causa pode ter sido um problema técnico com o telescópio ou o inimigo número 1 do astrônomo: nuvens! Se nublar, não tem jeito. Mas antes de dar a noite por encerrada é preciso ter certeza de que o céu não vai abrir novamente. Já pensou que perda de tempo? Afinal, para cada noite de observação o astrônomo teve que passar por uma longa etapa, e desperdiçar mesmo que algumas horas seria como jogar tempo fora. Geralmente espero até umas quatro horas da madrugada antes de perder as esperanças. Se às quatro da matina ainda estiver nublado, começo a me preparar para dormir mais cedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente