(Fundação Planetário) Astrônomos internacionais e mesas redondas com órgãos financiadores de projetos foram as atividades mais concorridas. O 15º encontro da ABP (Associação Brasileira de Planetários), realizado no Planetário do Rio, chegou ao fim nesta segunda-feira (22) após a pré-estreia do novo filme do Planetário do Rio, Infinitum. O evento, que durou 4 dias, contou com a participação de grandes nomes da Astronomia internacional, como Tom Mason, presidente da IPS (International Planetarium Society), Pedro Russo, coordenador geral do Ano Internacional de Astronomia em 2009 e David Weinrich, presidente eleito da IPS.
De acordo com Alexandre Cherman, diretor Científico da ABP e Astrônomo do Planetário do Rio, o evento foi o maior em número de participantes inscritos, o que ressaltou o Planetário do Rio na realização de eventos importantes no cunho científico e cultural.
“Esta foi a maior ABP que realizamos. Foram mais de 110 pessoas inscritas até o último dia e com três palestrantes internacionais de peso, o que caracterizou uma via de mão dupla: os estrangeiros viram nossa capacidade de realização e os planetaristas brasileiros puderam conferir nossa capacidade em trazer profissionais de fora para prestigiar nossos encontros” afirma Cherman.
O evento ainda possibilitou mesas redondas com representantes dos planetários brasileiros e formadores de políticas públicas, como o Ministério da Ciência e Tecnologia, a FAPERJ, a Finep e o CNPq, onde puderam debater sobre projetos, fato inédito nos encontros da ABP.
Durante o encontro também foi realizada a assembleia geral da ABP, aonde houve a eleição para a direção dos próximos dois anos da Associação, na qual foi reeleita a atual gestora, a professora Maria Helena Steffani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
“Nosso objetivos são de fortalecer cada vez mais os encontros entre os planetários, buscar parcerias para projetos e nos articularmos na esfera administrativa em Brasília, o que tem sido um diferencial em nossa gestão, que a ABP já demonstrou competência em dialogar com a esfera pública” explica Steffani.
Maria Helena ainda ressaltou o apoio da ABP à candidatura do Planetário do Rio à sede da reunião da IPS (International Planetarium Society), a mais importante reunião de planetários do mundo, em 2014.
“A candidatura do Planetário do tem apoio total e irrestrito da ABP. Um exemplo disso foi a minha presença no lançamento da candidatura do Rio, em Alexandria, para tornar público na comunidade internacional que além do Planetário do Rio, há uma associação nacional dando apoio à cidade”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente