(JC) Ministro Sergio Rezende assinou, na última sexta-feira (3/12), em evento na ABC, termo de referência que garante recursos para a realização do evento
Promovido desde 2003 pela Academia de Ciências da Hungria, o Fórum Mundial de Ciências terá sua sexta edição, em 2013, realizada no Brasil. Será a primeira vez que o evento, que acontece a cada dois anos, será realizado fora de Budapeste.
Na última sexta-feira, o ministro Sergio Rezende assinou, na última sexta-feira (3/12), em evento na Academia Brasileira de Ciências (ABC), um termo de referência que garante recursos, da ordem de R$ 1,3 milhão, para a realização do evento.
Em entrevista ao JC, o presidente da ABC, Jacob Palis, disse que é uma grande conquista para o país receber o Fórum. Na sua avaliação, a escolha do Brasil para sediar o evento representa o reconhecimento por parte da comunidade internacional, dos avanços na área de C&T.
A ABC será responsável pela organização do Fórum no país. Saiba mais sobre o evento em http://www.sciforum.hu/
Grande benemérito
Também na sexta-feira (3/12), o ministro Sergio Rezende recebeu, das mãos de Jacob Palis, o título de grande benemérito da ABC, concedido pela primeira vez na história da academia.
Ele apresentou, durante a 4ª Conferência Avanços e Perspectivas da Ciência no Brasil, América Latina e Caribe, o que chamou de "prestação de contas" de sua gestão a frente do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), especialmente das ações previstas no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (Pacti 2007-2010).
O ministro expôs ainda algumas metas, propostas pelo MCT ao novo governo, para 2022. Entre elas, ampliar os investimentos em pesquisa para 2% do Produto Interno Bruto (PIB); dobrar o número de bolsas concedidas pelo CNPq e pela Capes, chegando a 340 mil; alcançar o número de 450 mil pesquisadores no país (dois para cada mil habitantes); e alcançar 5% da produção científica mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente