(LNA / Brazilian Space) Após seu segundo mandato como diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCT), e não sendo possível mais uma recondução, Albert Bruch deixa o cargo este mês. Bruno Vaz Castilho de Souza, também pesquisador do LNA, foi indicado pelo Ministro como novo diretor da instituição.
O processo de escolha do novo Diretor teve início em fevereiro deste ano e contou com a participação de um comitê de especialistas nomeado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia. Esse sistema de escolha dos dirigentes das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia vem sendo utilizado com amplo sucesso. O comitê busca, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas pela instituição.
Os interessados ao cargo de Diretor inscreveram-se em março e no dia 14 de abril de 2011, os candidatos apresentaram aos servidores da instituição suas propostas para o futuro do LNA, tendo sido entrevistados, na seqüência, pelo comitê de especialistas. Para a nomeação do Diretor, o comitê enviou ao Ministro da Ciência e Tecnologia uma lista com três nomes. A escolha do Ministro foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de maio e o nome escolhido foi o de Bruno Vaz Castilho de Souza.
Bruno Castilho é astrônomo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica desde 2000 e foi Coordenador do Apoio Científico desde 2002, cargo que deixa para assumir a direção do Instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente