Iniciativa junta investigadores, curiosos e apaixonados pela astronomia
(Ciência Hoje - Portugal) Investigadores, curiosos e apaixonados pela astronomia juntam-se a partir de hoje no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) em mais uma edição da Astrofesta, que prevê actividades como visitas guiadas, palestras e observações, algumas das quais já estão esgotadas.
Até domingo, a iniciativa acolhe, quer especialistas, quer o público em geral, e tem actividades gratuitas para toda a família, bem como para especialistas da área.
O director do OAL e coordenador da Astrofesta, Rui Agostinho, realça a componente prática da iniciativa, que vem “oferecer ao público o contacto directo com os investigadores”. "Vamos cá ter os investigadores e quem quiser pode vir cá falar com eles” realça Rui Agostinho.
Os visitantes podem participar em observações astronómicas do céu de Lisboa, palestras de carácter científico e histórico, workshops relacionados com a utilização de telescópios ou a astrofotografia, e mesmo fazer relógios de sol, entre outras actividades. Podem levar o seu telescópio ou usar os que serão postos à disposição do público.
Rui Agostinho diz que “o interesse das pessoas pela astronomia tem aumentado” e, embora se tema que o contexto de crise possa impedir a vinda de astrónomos de outros pontos do país, espera-se uma boa afluência. Até porque, acrescenta: “há actividades que já esgotaram e já abrimos outras em paralelo”.
O próprio recomenda a conferência sobre “Técnicas matemáticas da Astronomia antiga”, por Henrique Leitão, “a mais teórica de todas, longe da astronomia amadora”, ou os workshops sobre Astrofotografia ou sobre Relógios de Sol, astrolábios e nocturlábio.
Este ano, a iniciativa está inserida nas comemorações dos 150 anos do OAL e dos 100 anos da Universidade de Lisboa, e será de entrada livre.
A Astrofesta decorre desde 1994, ano em que foi lançada por um grupo de astrónomos amadores com o objectivo de partilhar conhecimentos e dicas, seja sobre o melhor equipamento, seja sobre o céu, astrofísica e astronomia. Tendo crescido e passado por diversos sítios do país, este ano regressa a Lisboa, ao Observatório Astronómico, no campus do Instituto Superior de Agronomia, Tapada da Ajuda, sendo que a organização esteve a cargo do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, do Observatório Astronómico de Lisboa, da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e do Centro de Ciência Viva de Constância (onde a Astrofesta decorreu em 2010).
----
Matéria similar no DN - Portugal
----
Mais no AstroPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente