5 de ago. de 2011

Estudantes e professores brasileiros visitam principais observatórios astronômicos no Chile

(AEB / JC) A visita será anunciada na próxima segunda-feira (8), durante a inauguração da Escola de Astronomia e Astronáutica de Campos (RJ), experiência pioneira no Brasil.

A delegação brasileira que visitará as modernas instalações da Organização Europeia de Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) no Chile é composta por 15 pessoas, entre estudantes e professores de astronomia e ciências exatas do Instituto Federal Fluminense (IFF). Todos eles são membros do Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos, que tem se projetado como um dos mais ativos e competentes clubes do gênero no Brasil.

A Escola de Astronomia e Astronáutica de Campos (RJ) será inaugurada na próxima segunda-feira (8), às 15h. O evento terá lugar no Campus Campos-Centro do IFF, com a presença de dois convidados especiais: Roberto Martins, representante do presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Eduardo Janot Pacheco, e o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Monserrat Filho.

Na ocasião, Martins e Monserrat anunciarão a visita da delegação brasileira às instalações da ESO no Chile. A seguir, Monserrat proferirá palestra sobre "A Cooperação Internacional no Programa Espacial Brasileiro".

A visita ao Chile - A viagem, que será realizada de 21 a 27 de agosto, com apoio da SAB, tornou-se possível graças ao acordo firmado em 29 de dezembro último entre o Governo do Brasil e a ESO. Por esse acordo, o Brasil se converterá no primeiro país fora da Europa a ser membro pleno da organização, que hoje lidera as pesquisas astronômicas no mundo.

O Chefe do Escritório para Ciência no Chile do ESO, Michael West, receberá e acompanhará a delegação brasileira.

Mais informações no site: http://cientistacriativo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente