(Terra) Cientistas do CERN, o Centro Europeu de Investigação Nuclear, que abriga o Grande Colisor de Hádrons (LHC), afirmam ter registrados partículas subatômicas capazes de viajar mais rapidamente que a velocidade da luz. Se a descoberta se confirmar, os principais pilares da física seriam abalados. As informações são da agência AP.
De acordo com a física padrão, é impossível que algo seja mais veloz que a luz. Mas os pesquisadores do CERN afirmam que os neutrinos - umas das partículas menos compreendidas da física - são capazes de ultrapassar a barreira dos 299.792 km por segundo.
O registro de velocidade teria ocorrido quando um laboratório do CERN em Genebra, na Suíça, disparou um neutrino a outro laboratório na Itália, a 730 km de distância. Agora, os cientistas que realizaram o experimento pedem a colegas pesquisadores que revisem e verifiquem os dados coletados para confirmar a descoberta.
----
Matérias similares no JB, Estadão, G1, iG, O Globo, Veja, Terra(2), Estadão(2) - com infográfico, G1(2), Folha, iG(2), R7, Yahoo, Inovação Tecnológica, Ciência Hoje - Portugal, Astronomia On Line - Portugal e Hypescience
----
E mais:
O que é um neutrino? (iG), com matéria similar na Veja
.
Experimentos deixam cada vez menos espaço onde Bóson de Higgs pode estar se escondendo (O Globo)
.
Cientistas: é cedo para confirmar partícula mais veloz que a luz (Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente