7 de set. de 2011

Investigadores debatem Astronomia e da Astrofísica

A participação de Portugal em organismos internacionais na área das Ciências do Espaço é um dos temas em discussão no XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica, que começou hoje na Universidade de Coimbra (UC).




(DN - Portugal) "Em Portugal, nestas áreas, estuda-se um pouco de tudo. Mas os investigadores portugueses fazem uma investigação competitiva, integrados em equipas internacionais", disse à agência Lusa o astrónomo João Fernandes, um dos organizadores do encontro.

Os recentes avanços tecnológicos e os "importantes resultados científicos" obtidos na Astronomia e na Astrofísica "muito têm contribuído para que as ciências do Espaço se assumam como áreas de vanguarda", salienta uma nota da assessoria de imprensa da Reitoria da UC.

"Estamos numa fase forte do crescimento da Astronomia e da Astrofísica em Portugal", sublinhou João Fernandes.

O programa do encontro inclui no último dia, pela primeira vez, uma reunião entre astrónomos profissionais e amadores.

Esta colaboração entre profissionais e amadores "tem dado bons resultados" nos últimos anos, segundo o mesmo responsável da organização.

Com a participação de uma centena de investigadores, estudantes, astrónomos profissionais e amadores, no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, o XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica permitirá "partilhar experiências e métodos de investigação e delinear estratégias para o futuro".

Segundo os organizadores Nuno Peixinho e João Fernandes, o encontro visa "promover a apresentação dos trabalhos de investigação nas diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, incentivar novas colaborações e fomentar o debate de temas relevantes para a comunidade".

Entre os temas, destaque para a participação de Portugal em organismos internacionais, nomeadamente o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Agência Espacial Europeia (ESA), a formação e "as ações de divulgação da Astronomia e Astrofísica junto do grande público e nas escolas".

Os resultados alcançados nas Ciências do Espaço, envolvendo equipas das mais diversas proveniências, desde astrónomos, físicos e engenheiros, a matemáticos e químicos, "têm assumido particular relevância no nosso dia a dia", de acordo com aqueles investigadores.

A assessoria da UC realça, por outro lado, que "a crescente participação de Portugal nas grandes organizações internacionais gerou o nascimento de várias empresas tecnológicas portuguesas com projetos importantes no domínio do espaço, especialmente na conceção e desenvolvimento de instrumentação astronómica e espacial de elevada precisão, análise de dados astronómicos, tratamento de imagem, simulação e modelização cosmológica".

A abertura do encontro, na quarta-feira, às 18:00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, inclui uma palestra pública intitulada "Membros portugueses da Royal Society -- Contribuições para a Astronomia no século das luzes", proferida por Carlos Fiolhais, professor do Departamento de Física da UC.

O XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica é organizado pelo Observatório Astronómico da UC, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia, o Centro de Física Computacional, o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente