7 de set. de 2011

Portfólios digitais

Blogue de professora integrante do portal Casa de Curioso é laureado com segundo lugar em concurso carioca.


(Ciência Hoje) Produzir eletricidade estática com bexiga e flanela. Simular o efeito estufa com palitos de churrasco, água e massinha. Aline Lobo é professora do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Barão de Itararé, em Santa Cruz (RJ), e adora fazer experimentos científicos com sua turma do 5º ano.

Numa filosofia típica de internet – em que não basta fazer, é preciso também compartilhar –, ela criou um blogue para registrar as reações dos alunos. A iniciativa acaba de ser laureada com o segundo lugar no Troféu Rioeduca, na categoria “Blog de Rioeducadores”.

Aline tinha pouca intimidade com internet até fazer o curso de formação do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), em fevereiro deste ano. A partir daí, passou a integrar a rede de professores da Casa de Curioso, portal criado na época do curso que hospeda blogues, tutoriais e experimentos científicos. “Fomos estimulados a criar blogues. No começo tive um pouco de dificuldade, mas hoje faz parte da minha rotina”, conta Aline, que alimenta a página com fotos e vídeos.

O Casa de Curioso tem hoje mais de 50 experimentos compartilhados por cerca de 200 professores cadastrados. Todos passam por avaliação pedagógica e científica de tutores, que podem ser acionados para consultas por meio da seção ‘Sala dos professores’.

Tutoriais e redes sociais

“Os formadores virtuais dão dicas e oferecem suporte à postagem de experimentos. A interação também ocorre por meio das redes sociais, como Facebook e Twitter”, conta Maria del Carmen Chude, diretora pedagógica do PCHAE, que considera os blogues dos professores verdadeiros portfólios digitais.

Apesar de o portal contar, por enquanto, apenas com cadastro de professores do Rio de Janeiro que passaram pelo curso, grande parte do material postado pode ser acessado por qualquer internauta. É o caso da seção de tutoriais, que dá o passo a passo para produção de vídeo, fotonovela e animação quadro a quadro.

“Registramos acessos de gente de todo o Brasil nessa seção”, diz Maria del Carmen. “Recebemos o e-mail de uma professora do Amapá que tem reproduzido experimentos”, exemplifica.

Para um professor da rede ter seu blogue ‘agregado’, basta compartilhar um experimento no portal, que já teve cerca de 18 mil acessos. E as interações estão só começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente