(Efe/Terra) A Nasa, agência espacial americana, está acompanhando de perto a trajetória do satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS), que retirou de funcionamento em 2005 e que espera que chegue na Terra no próximo dia 23 de setembro.
A nave Discovery transportou em 1991 este satélite de seis toneladas, projetado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição. Os cientistas da Nasa calculam que o satélite irá se despedaçar ao entrar na atmosfera, mas asseguraram que, embora não se desintegrem todas suas peças, as probabilidades que possam pôr em risco a vida dos cidadãos é "extremamente pequena".
Neste sentido, indicou que as chances de um objeto espacial ferir uma pessoa durante sua queda é menos de uma em dez mil. Os cientistas afirmaram que, desde o início da era espacial, não se confirmou nenhum caso no qual uma pessoa tenha ficado ferida por um objeto espacial durante a manobra de sua chegada.
A Nasa acompanha a trajetória do satélite junto com outras agências espaciais estrangeiras e informará sobre o movimento do objeto espacial a medida que esse se aproximar da Terra. Estava previsto que chegasse no fim de setembro ou início de outubro mas, segundo explicaram os cientistas, espera-se que sua chegada seja antecipada devido a um forte aumento na atividade solar esta semana.
----
Matéria com vídeo aqui
----
Matérias similares na Veja, Yahoo, R7, Inovação Tecnológica e iG
----
E mais:
Queda de satélite nesta semana aumenta tensão com lixo espacial (Folha - com infográfico)
.
Satélite desgovernado: lixo espacial pode cair no Brasil (Apolo11)
.
Satélite que caiu em 1989 (AstroPT)
.
Satélite desativado da Nasa vai atingir a Terra nesta sexta-feira (Estadão), com matérias similares no G1 e Yahoo
.
Sai de Baixo: Queda de Satélite Prevista para Esta Semana (Física na Veia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente