26 de out. de 2011

Matéria orgânica complexa é encontrada em abundância no espaço, diz estudo

Segundo pesquisadores, esse tipo de composto parece não ser exclusividade das formas de vida e pode ser também criado espontaneamente por estrelas e galáxias


Descoberta sugere que composto orgânico complexo não é exclusividade das formas de vida

(Estadão) Astrônomos da Universidade de Hong Kong encontraram compostos orgânicos de complexidade inesperada fora da Terra e em várias partes do Universo, afirma um estudo publicado na edição desta quarta-feira, 26, da revista Nature. A descoberta sugere que esse tipo de composto não é exclusividade das formas de vida, mas pode ser criado espontaneamente por estrelas.

A atual pesquisa, os cientistas da Universidade de Hong Kong conseguiram demonstrar que uma substância orgânica encontrada em abundância no espaço é formada por uma mistura de componentes aromáticos (em anel) e alifáticos (em cadeia), apresentando uma complexidade muito maior do que a esperada para um composto orgânico sintetizado no espaço.

Esse material é tão complexo que sua estrutura lembra a do carvão ou do petróleo e como esses materiais são derivados da decomposição de todo o tipo de vida, não se pensava ser possível conseguir tamanha complexidade em um composto que não fosse derivado de alguma forma de vida.

A descoberta foi realizada quando os pesquisadores pesquisavam misteriosas emissões infravermelhas em estrelas e galáxias. Durante duas décadas a comunidade científica acreditou que essas emissões eram provocadas por moléculas orgânicas simples feitas átomos de hidrogênio e carbono, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. No entanto, usando observações do Telescópio Espacial Spitzer, os pesquisadores demonstraram que o espectro astronômico têm características que não podem ser explicadas por esses hidrocarbonetos.



A pesquisa também demonstrou que as substâncias complexas, além de estarem sendo produzidas por estrelas e galáxias, também estão sendo produzidas no espaço interestelar - o espaço "vazio" entre as estrelas.

Essa "poeira estelar" de compostos orgânicos complexos é similar em estrutura aos compostos orgânicos encontrados em meteoritos. Segundo o estudo, as evidências comprova a ideia de que as estrelas foram verdadeiras "fábricas" de compostos orgânicos no início do sistema solar, uma vez que os meteoritos são evidências dessa época.

Recentemente pesquisadores da Nasa já haviam encontrado evidências em meteoritos da formação espontânea no espaço de alguns dos elementos que formam o DNA - através de uma reação não-biológica. A pesquisa, que analisou elementos rochosos vindos do espaço e comprovou que elementos orgânicos complexos, como os nucleotídeos, vieram do espaço, ajuda a sustentar a teoria de que o "kit" para a criação da vida da Terra veio pronto do espaço, entregue por colisões da Terra com cometas e asteroides.
----
Matéria similar no AstroPT

Um comentário:

  1. Hey, astronomos,...

    Se lhes interessam outras interpretações, veja o artigo "SENSACIONAIS EVIDÊNCIAS PARA A MATRIX/DNA THEORY: ESTRÊLAS PRODUZEM MOLÉCULAS DA VIDA NO INFRA-VERMELHO!" em http://theuniversalmatrix.com , pois apreciamos a troca de informações com mentes progressistas.

    Porque dizem que um sistema natural celular é vivo e um sistema natural galáctico não é vivo? Os compostos moleculares encontrados não estão sugerindo que não existe essa diferença?

    Porque os compostos emitem infra-vermelho e não, por exemplo, raios gama? Talvez o modêlo da Luz pela Matrix/DNA, que previu isto a 30 anos atrás, e sugere que qualquer onda de luz é a fórmula fundamental que imprime Ciclo Vital aos corpos naturais esteja correta... principalmente quando o modêlo determina que compostos orgânicos emitam em infra-vermelho.

    By the way... isto é alimento para o pensamento...

    ResponderExcluir

Comente