20 de jan. de 2012

NASA lança site para compartilhar programas de código aberto

Programas da NASA
(Inovação Tecnológica) A NASA lançou um novo site para ampliar o desenvolvimento e o uso de software livres pela agência espacial.

Além de disponibilizar códigos-fontes desenvolvidos internamente pela NASA, o site é um convite aos desenvolvedores para participar de novos projetos.

O desenvolvimento de programas de computador de código aberto ajudou a modelar a indústria da informática e, sobretudo, a melhorar os programas.

Em 2009, o governo dos EUA lançou a chamada Diretiva de Governança Aberta, que exige que as agências federais atinjam determinados níveis de transparência em suas ações - e a "transparência" do código-fonte dos programas é parte importante dessas ações.

Código aberto espacial
A NASA já usa programas de código aberto no controle de suas missões.

Isso inclui o sistema operacional Linux, mas também uma série de softwares científicos.

"O novo site representa uma extensão natural dos esforços da NASA para informar, educar e incluir o público em nossa missão de manter o pioneirismo na exploração espacial do futuro, nas descobertas científicas e na pesquisa aeronáutica," afirmou Deborah Diaz, chefe de TI da NASA.

Segundo ela, o envolvimento dos cidadãos nesse trabalho é um componente importante desse sucesso - neste caso, no envolvimento de cidadãos programadores de computador.

Repositório de softwares da NASA
O site tem como objetivo apresentar os projetos de código aberto da NASA e mostrar as regras para os grupos ou pessoas interessadas em participar no desenvolvimento dos programas.

Isto significa que o site possui um repositório com os programas de código aberto desenvolvidos internamente pela NASA.

"Nosso objetivo é dar ao público acesso direto e contínuo à tecnologia da NASA," disse Diaz.

Há também um fórum de discussão para trocas de opinião entre a comunidade de desenvolvedores.

O endereço do site de código aberto da NASA é http://code.nasa.gov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente