23 de mar. de 2012

CCTECA Galileu Galilei completa 3 anos de atividades! (SE)


(Prof. Augusto Cesar Silva Almeida) A CCTECA Galileu Galilei completa hoje três anos de existência com muito sucesso e trabalho reconhecido pela opinião dos seus visitantes .A CCTECA Galileu Galilei foi inaugurada em 22/03/2009 como sendo um projeto piloto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI)e implementada pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju, através de seu orgão SEPLAN e com consultoria científica da UFS.

Atualmente a casa é administrada pela SEMED-Sectretaria Municipal da Educação. Ao longo desses três anos a instituição, segundo a nossa opinião, através de um trabalho de grande esforço e cooperação, conseguiu atingir os seus objetivos que s ão: promover a democratização do ensino das ciências entre os cidadãos do Estado de Sergipe, promover o acesso ao ensino das ciências na rede escolar pública e privada, através de seus experimentos científicos, interativos e pedagógicos e incentivar a divulgação das ciências na mídia local e nacional e promover o Turismo Científico na Cidade de Aracaju.

Localizada dentro do Parque da Sementeira, numa região nobre da cidade de Aracaju, entre os dois principais Shoppings e ocupando uma área de 558m², a CCTECA Galileu Galilei já atendeu, ao longo desses três anos, cerca de 51.500 pessoas, cerca de 9% da população aracajuana que, segundo o censo do IBGE (2010) é de aproximadamente 571.000 habitantes, tendo o seu Blog sido acessado por mais de 29.500 pessoas.

A CCTECA Galileu Galilei participou, durante esses anos, de vários eventos nacionais e internacionais como: o Ano Internacioal da Astronomia, Astronomia na Calçada, Noite Internacional de Observação da Lua, Ano Internacional da Química, em 2011, e de várias edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A CCTECA Galileu Galilei participa atualmente da RBA-Rede Brasileira de Astronomia, da ABP-Associação Brasileira de Planetários, da RESGEO- Rede Sergipana de Geotecnologias, da ABCMC- Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, promove anualmente, em cooperação com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe, a SEASE-Semana Estadual de Astronomia que tem como objetivo reunir todas as instituições que estudam astronomia no estado de Sergipe–CCTECA Galileu Galilei, SEASE, CDA-Órion-Clube Dorense de Astronomia e UFS (Curso de Astronomia), objetivando promover a troca de conhecimentos e informações entre as instituições, além disso, está participando do projeto CIENTEC-SE-Feira de Ciência e Artes de Sergipe, em cooperação com a FAPITEC-SE para a organizaç ão da SNC&T em Sergipe.

O complexo científico da CCTECA Galilu Galilei tem como atração principal o primeiro planetário digital do Brasil, de fabricação americana, com uma cúpula de 5m de diâmetro, com 31 assentos confortáveis, com projetor e sistema de som digitais, em sala climatizda, além dos seus 82 experimentos pedagógicamente elaborados e interativos nas áreas de Física, Química, Matemática, Laboratório de Informática (com 10 PCs ligados à Internet para pesquisa escolar) e Astronomia. Ainda este ano o acervo da instituição será ampliado com a inauguração da sala de Biologia e com a aquisição de vários telescópios modernos, através de projeto aprovado com verbas do CNPq e FAPITEC/SE.

Outras atrações da casa são: a coleção de imagens “Paisagens Cosmicas”, em exposição permanente desde 2009, uma coleção de meteoritos (cedidas pelo diretor da instituição) com amostras da Lua, do planeta Marte e meteoritos como Cânion Diablo (EUA) ,Campo de Cielo (Argentina),Vaca Muerta (Chile), Uruaçú (Brasil-Goiás) e amostras da ferrugem do maior e mais famoso meteorito brasileiro,o Bendegó, as observações de passagens da ISS por sobre o céu do Planetário e as observações dos planetas através de telescópios são atrações muito frequentadas por todos os visitantes.

A visita de estudantes e turistas, ao complexo científico é sempre acompanhada por monitores, estudantes de graduação, Pós–graduação e voluntários do curso de Licenciatura e Bacharelado em Física da UFS-Universidade Federal de Sergipe, que explicam detalhadamente o funcionamento de cada equipamento, qual o seu princípio de funcionamento e a sua aplicação em nossas vidas.

Com relação aos projetos desenvolvidos pela instituição temos a destacar:

O Projeto JOVEM CIENTISTA - que é realizado no 1º e 3º sábados de cada mês, das 9h às 11h30min com alunos do 5ºao 9º ano da rede pública e particular de ensino e tem como principal objetivo estimular a curiosidade e desenvolver as inteligências múltiplas e o espírito científico dos estudantes através da realização de vários cursos: memorização, leitura dinâmica, xadrez, lógica matemática, técnicas de estudos de idiomas,observação, consciência ecológica e discussões direcionadas sobre a vida e a obra de grandes cientistas(História da Ciência),além de estudos sobre Metodologia Científica e o desenvolvimento e montagem de projetos experimentais que poderão ser expostos futuramente em feiras de ciências.

O Projeto OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS – projeto desenvolvido desde a fundação da casa em cooperação com a SEASE-Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe que objetiva promover, em quatro vezes ao mês, observações com telescópios na área externa do Planetário com a utilização de projetores e programas simuladores de astronomia, além disso, procura-se desenvolver ferramentas pedagógicas para o ensino de Astronomia e Astronáutica e a divulgação das últimas descobertas e novidades nestas áreas.

O Projeto (ISS) ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL– este projeto inovador visa divulgar e estimular a observação da ISS junto aos professores, alunos e visitantes. Cada instituição visitante recebe um pequeno material informativo que assinala as passagesn visíveis da Estação Espacial sobre todo o Estado de Sergipe, além disso, é ministrada uma breve explicação sobre o funcionamento e objetivos deste laboratório espacial com o auxílio de uma réplica da estação, também são realizadas observações mensais da ISS, com o público visitante, quando da sua passagem por sobre o céu do Planetário.

O Projeto CAFÉCONSCIÊNCIA- desenvolvido desde 2011, o projeto é aberto ao público e tem como objetivo debater com cientistas ou especialistas convidados, temas de grande importância nas áreas de ciências, filosofia e artes. O evento é realizado em dez edições anuais, no último domingo de cada mês, às18h.

O Projeto CAÇA AO CURISCO - este projeto tem como objetivo localizar, identificar e classificar, junto ao Observatórrio Nacional, possíveis meteoritos que tenham caindo em território sergipano.

O Projeto ASTRONOMIA NO INTERIOR é mais uma inciativa do Planetário da CCTECA Galileu Galilei que teve início o ano passado com a realização de palestras sobre astronomia, nos municípios de Dores, Indiaroba e Ribeirópolis. O projeto tem como objetivos: ministrar palestras de astronomia em cada um dos 75 municípios do Estado de Sergipe, seguidas de observações com telescópios e estimular a criação de novos grupos de astronomia em cada município visitado.

O Projeto SAVE THE PLANET - com o objetivo de conservar o meio ambiente a CCTECA Galileu Galilei implantou desde 2011 mais um projeto que visa recolher o maior número possível de pilhas e baterias de celular e papel entregues pelos visitantes e enviados para a reciclagem, o projeto está em fase de ampliação com a possível compra de vários vasilhames específicos para a coleta de papel, vidro, metais e lixo orgânico da instituição.

Diante do exposto temos a agradecer a todos os setores, orgãos, funcionários, prestadores de serviços, prestadores administativos e vigilantes da SEMED-Secretaria de Educação do Município, agradecemos a Guarda Municipal e aos seus superiores, aos visitantes, professores, estagiários, voluntários e amigos que contribuiram e contribuem, de forma direta e indireta, para o grande sucesso da instituição ao longo desses três anos de existência, a UFS pela consultoria científica para seleção e compra de todos os equipamentos da instituição,a SEPLAN–Secretaria de Planejamento por ter implementado e executado a construção do complexo e a Prefeitura Municipal de Aracaju por ter acreditado e realizado este projeto de grande importância para a educaç ão científica em nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente