(JC) Público poderá fazer pipoca com energia solar, observar o sol com telescópios especiais, entender como as ondas se formam e muito mais. Todas as atividades são gratuitas.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) está visitando praias cariocas e divulgando ciência de forma divertida para os banhistas. No próximo final de semana, dos dias 24 e 25 de março, será montada uma grande tenda em Copacabana, na altura do Hotel Copacabana Palace, onde banhistas de todas as idades poderão observar o sol com telescópios especiais, fazer pipoca com energia solar, entortar o curso de filetes de água sem tocá-los, entender como as ondas se formam e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas das 10h às 16h. Esse é o último evento do Projeto Museu vai à Praia 2012.
"Acreditamos que brincar com a ciência pode ser parte da prazerosa experiência de ir à praia", explica Douglas Falcão, coordenador de educação em ciências do Mast. O pesquisador faz questão de ressaltar a relação de paixão do carioca com a praia. "É um lugar que atrai um público enorme e geralmente é visitado sem pressa, por pessoas interessadas em se divertir. A divulgação da ciência não pode ignorar um ambiente tão positivo", diz.
O projeto Museu vai à Praia é realizado em quatro finais de semana seguidos, um em cada praia. O primeiro ponto a ser visitado foi o Recreio, nos dias 3 e 4 de março. Em seguida, foi a vez do Piscinão de Ramos, nos dias 10 e 11, e depois o Leme, nos dias 17 e 18. Há sempre uma instituição convidada que também promove atividades, entre elas a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, o Espaço Ciência Interativa e o Museu Nacional.
Em 2011, o projeto foi aprovado no edital de popularização da ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A ação repete a experiência bem sucedida dos anos de 87, 88 e 89, quando o Mast já levava a ciência para a praia. "Temos essa vantagem de poder usar o que aprendemos com o sucesso das edições passadas", conclui Douglas. O evento acontece faça chuva ou faça sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente