22 de mar. de 2012

Planetário realiza observação do céu no Morro Dona Marta (RJ)

(Fundação Planetário) Comunidade recebe a primeira edição do projeto Luneta na Laje, que pretende levar Astronomia e cultura para comunidades pacificadas.

O céu vai estar ainda mais perto do morro Dona Marta. A Fundação Planetário realiza a primeira edição do projeto “Luneta na Laje”, uma noite de observação dos astros para os moradores da comunidade em 31 de março, a partir das 17h30. Um telescópio será montado no Espaço Michael Jackson, onde astrônomos vão orientar a atividade, que ainda vai contar com projeção de filmes com temática astronômica.

O projeto Luneta na Laje tem como objetivo aproximar a população da comunidade da Astronomia e das ciências afins a partir da observação do céu e da interação com os astrônomos. Com a orientação da equipe da Fundação Planetário, as principais constelações visíveis no horário da atividade serão identificadas, bem como as estrelas que mais se destacam no céu.

Os participantes poderão ver, por exemplo, as constelações do Órion, onde estão localizadas as Três Marias, o Cruzeiro do Sul, além das estrelas mais brilhantes da noite, como Sirius, e a Rigel Kent, o astro luminoso mais próximo da Terra depois do Sol, a cerca de 43 milhões de quilômetros.

O Espaço Michael Jackson foi escolhido justamente por oferecer ampla visão do céu, além de garantir o fácil acesso dos moradores. O local ficou famoso após a visita do rei do pop, em 1996, e, desde a pacificação da comunidade, tem se consolidado como atração turística, recebendo milhares de visitantes por ano.

Esta é somente a primeira edição do projeto “Luneta na Laje”. A proposta é realizar esse evento em outras comunidades pacificadas, de forma que os moradores possam ter contato com a Astronomia e despertar interesse por temas relacionados à ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente