(Revista Fator) No feriado de Tiradentes, o MAST convida o público a descobrir porque a cozinha pode ser um fabuloso laboratório. A Observação do Céu e o Planetário Digital também são destaques do fim de semana. Todas as atividades são gratuitas.
Preparar um bolo de chocolate parece ser uma tarefa muito difícil, mas não se contarmos com uma ajudinha da ciência. No feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril (sábado), uma programação especial irá agitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Um dos destaques é a oficina “Cozinhando com a Química”, na qual crianças e adultos se reúnem para preparar deliciosas receitas e, ao mesmo tempo, conhecer conceitos de biologia, química e física. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. O “Cozinhando com a Química” começa às 16h. Todas as atividades são gratuitas.
Também no sábado, a partir das 17h30, o público tem a oportunidade de observar os astros durante o Programa de Observação do Céu do MAST (POC). Com a ajuda de potentes telescópios construídos no início do século XX, é possível ver os aglomerados de estrelas, as nebulosas, as estrelas duplas, os planetas e a Lua.
O Planetário Digital é outra atividade que vai agitar o final de semana no MAST. Em uma cúpula inflável, serão projetadas imagens do céu noturno, o que oferece ao espectador a oportunidade de observar e entender os objetos e movimentos celestes. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo e pronto para mostrar os segredos do espaço. A atividade será realizada no domingo, dia 22 de abril, em sessões às 15h e 17h.
“Este planetário reproduz um céu bastante realístico aos olhos dos visitantes e permite maior flexibilidade nas apresentações. O sistema digital trás uma ampla variedade de recursos de efeitos especiais e aumentam a possibilidade da criação de apresentações em áreas como a etino-astronomia e, até mesmo, biologia, geografia e meteorologia”, explica Douglas Falcão, coordenador de Educação em Ciências do MAST.
A programação do Museu conta ainda com a Visita Orientada, realizada no sábado, às 15h e às 17h, e no domingo, às 16h. Durante um passeio pelos 40 mil m2 do campus, um mediador apresenta a história do maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia, além do Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste, as exposições e a coleção de instrumentos científicos do Museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente