“Alguns dias antes, durante e depois da oposição serão os melhores dias para observar o planeta nesse ano, uma vez que Saturno estará mais próximo da Terra. Através do telescópio do IFPB/Nepa e os da Estação Cabo Branco poderemos observar seus anéis, seus maiores satélites e a atmosfera do planeta. A exposição será aberta ao público que tenha interesse e curiosidade em descobrir mais sobre o planeta dos anéis”, destacou o coordenador do Nepa, professor Francisco Nobre.
Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do sistema solar, porém o de menor densidade. O que mais se destaca nesse planeta é o seu sistema de anéis, formados por rochas, gás e gelo, girando continuamente com uma estrutura espetacular. Durante uma revolução, quando observado da Terra, os anéis de Saturno podem estar bem expostos ou de perfil, acrescentando mais beleza a este planeta. A Associação Paraibana de Astronomia (APA) também vai estar ao lado do Nepa e do Laboratório de Astronomia da Estação Ciência Cultura e Artes.
Inscrição para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes
O coordenador do Nepa também destaca que estão abertas, a partir desta quinta-feira, 12 de abril, inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. As inscrições nas escolas vão até o dia 04 de maio. A prova da Olimpíada vai ser feita em 11 de maio às 14h.
No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para VI Mostra de Foguetes e os procedimentos são os mesmos. A organização dos eventos é da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas. Os estudantes da OBA fazem uma prova para testar conhecimentos de Astronomia, Astronáutica e Energia, no nível do que é ensinado nas instituições. Os medalhistas ganham brindes e os professores das instituições participantes também. Para saber mais sobre esses eventos, visite o site www.oba.org.br
O Nepa do IFPB tem fomentado o interesse da Astronomia nos campi e na comunidade, a partir da aquisição, por meio de seleção do Ministério da Ciência e Tecnologia, de quatro telescópios equipados com alta tecnologia. O Núcleo atua nos campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, com mais ênfase, onde estão os telescópios. Mas, a ação deve se estender para outras cidades, onde há campi do IFPB.
----
E mais:
Oposição de Saturno (AstroPT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente