De 23 a 27 de maio (quarta a domingo), o Museu de Astronomia realiza diversas atividades relacionadas ao estudo dos corpos celestes. Na programação, observação do céu em telescópios, planetário inflável, oficinas, gincanas e palestras. Tudo de graça.
(Revista Fator) De 23 a 27 de maio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza a XX Semana de Astronomia, evento anual que reúne diversas atividades relacionadas ao estudo dos corpos celestes. Na programação, observação do céu em telescópios, planetário inflável, oficinas, gincanas e palestras. Tudo de graça. Atenção: De quarta à sexta, as atividades são exclusivas para grupos escolares que realizaram agendamento prévio. No final de semana, todos estão convidados a participar. O Museu de Astronomia fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.
Entre as principais atrações está a Observação do Céu, que será realizada sábado e domingo, dias 26 e 27, das 17h30 às 20h. Através de uma grande luneta construída no início do século XX, o público tem a oportunidade de olhar os planetas, galáxias, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela Astronomia. Promovida desde 1985, a observação do céu está entre as atrações mais populares do MAST. Em dias chuvosos ou de céu nublado, em que seja impossível a observação através dos instrumentos, a atividade é limitada à exibição de vídeos.
Durante todo o final de semana, a partir das 14h, quem visitar o MAST também poderá observar o Sol, estrela mais próxima da Terra. Observar o astro a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, serão utilizados telescópios especiais. “O equipamento filtra as freqüências nocivas aos nossos olhos e destaca, em especial, as erupções solares”, explica Eugênio Reis, astrônomo do MAST.
O Planetário Inflável Digital é outro destaque da programação da Semana de Astronomia. Em uma cúpula inflável, são projetadas imagens do céu noturno, o que oferece ao espectador a oportunidade de observar e entender os objetos e movimentos celestes. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo e pronto para mostrar os segredos do espaço. A atividade acontece sábado e domingo, em sessões às 14h30 e às 15h30.
Em comemoração aos 20 anos da Semana, o MAST irá montar uma tenda especial com uma seleção das atividades de ciências que mais fazem sucesso entre o público do museu. Na oficina Brincando com a Ciência, a proposta é apresentar temas científicos de forma descontraída e interativa. A partir de materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, entre eles o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade. Já no Brincando de Matemático, o público irá se divertir com diversas formas geométricas e aguçar o raciocínio lógico com enigmas e segredos numéricos. A tenda funciona sábado e domingo, das 14h às 18h.
Para quem é apaixonado por astronomia, o MAST preparou duas palestras especiais. “O Tempo que vemos passar”, no domingo, às 16h30, e “A Hora Legal Brasileira”, no sábado, também às 16h30. Nesta última, serão revelados os segredos do Serviço da Hora, que completa 100 anos. Os visitantes descobrirão onde a Hora Oficial Brasileira é gerada e saberão mais sobre o Relógio Atômico, instrumento que atrasa apenas um segundo a cada 20 mil anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente