15 de set. de 2012

Pós-graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (RJ)


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está preparando a nova turma do Curso de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT), que será oferecida em 2013. Instituída em 2008, a especialização lato sensu visa a contribuir para o intercâmbio e aprimoramento dos profissionais da área e para o desenvolvimento de novas técnicas e reflexões sobre o tema, além de atender a uma demanda importante das instituições de C &;T que estão formando acervos e que, em geral, não têm qualquer preparo para lidar com os mesmos.

Voltado a profissionais portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado de qualquer área de formação – que desejem obter qualificação para atuar em instituições e empresas relacionadas à preservação de acervos de C&T –, a pós-graduação objetiva preencher uma lacuna importante na sociedade, alertando as pessoas a respeito da importância da defesa do patrimônio.

Os quatro anos anteriores do PPACT formaram cerca de 40 alunos. Da quinta edição do curso – que será concluída em janeiro – sairão 12 profissionais especializados em Preservação de Acervos de C&T. Os formados levam consigo a mensagem de que por meio da preservação, seja pelos procedimentos de conservação, seja pela intervenção direta que vai até o próprio restauro dos objetos, o patrimônio pode ser “eternizado”.

PPACT 2013
As inscrições para a sexta turma serão abertas em outubro. O Curso de Especialização em Preservação de Acervos de C&T terá duração de oito meses. Serão cinco meses de aulas presenciais e estágio curricular – nas dependências do MAST e em laboratórios e instalações de instituições voltadas para a preservação de acervos – e três destinados à elaboração e entrega da monografia. As aulas, oferecidas gratuitamente aos alunos selecionados, ocorrerão de março a novembro de 2013. O processo seletivo prevê o preenchimento de 15 vagas.

Confira o EDITAL.

Conheça as disciplinas:

1º Módulo (Introdutório)

Introdução à história da ciência (28 horas)
Professor: Christina Helena Barboza
Ementa: O objetivo desta disciplina é familiarizar o aluno com a história da ciência e da técnica, em especial no Brasil, identificando as principais correntes hoje existentes e suas premissas teórico-metodológicas.

História, historiografia e fontes documentais (24 horas)
Professor: Heloisa Bertol Domingues
Ementa: Reflexão sobre fontes documentais e o ofício do historiador.

Introdução à ciência dos materiais (24 horas)
Professor: Dalva Cristina B. do Lago
Ementa: Introdução; noções básicas de química; estrutura e classificação dos materiais; propriedades dos materiais; tipos e aplicações dos materiais; corrosão e degradação dos materiais.

Preservação de acervos: conceitos gerais (16 horas)
Professor: Alvaro Guimarães
Ementa: Apresenta os conceitos gerais relacionados ao campo da preservação, bem como as áreas e estudos multidisciplinares relativos a conservação e a preservação do patrimônio. De forma sucinta, apresentar um histórico sobre o desenvolvimento da área de conservação de bens culturais, abordando as teorias principais e documentos nacionais e internacionais produzidos.

Metodologia da pesquisa (16 horas)
Professor: Simone Mesquita
Ementa: Traçar diretrizes orientando a adoção de um comportamento científico. Observar o processo desse conhecimento. Criar grupos de pesquisa. Estabelecer caminhos na construção lógica do trabalho científico. Orientar a elaboração do projeto monográfico. Acompanhar a monografia de fim de curso. Colaborar no levantamento bibliográfico.

2º Módulo (Administração de acervos em C & T)

Preservação de arquivos de ciência e tecnologia (24 horas)
Professor: Maria Celina Soares de Mello e Silva
Ementa: definição, características, tipologia, avaliação e preservação dos arquivos gerados pela prática científica e tecnológica e noções básicas de planejamento e gestão de documentos.

Acervos museológicos (28 horas)
Professor: Cláudia Penha dos Santos e Maria Lucia de Niemeyer M. Loureiro
Ementa: apresentar temas relacionados a natureza e ao gerenciamento das coleções de ciência e tecnologia, enfocando: conceituação de objetos de C&T de caráter histórico; políticas de aquisição e descarte; documentação de acervos de C&T (tipologias, registro, catalogação e bancos de dados informatizados); procedimentos de movimentação e empréstimo de acervos e sistemas de busca (inventários, índices e catálogos); teoria museológica e acervos; processo de musealização.

Políticas de preservação (40 horas)
Professor: Solange Zuniga e Adriana Cox Hollós
Ementa: Conceituação e elaboração de políticas de preservação. Elaboração de um programa como estratégia de preservação, incluindo tópicos como: diagnóstico de preservação; análise e gerenciamento de risco; determinação de valor, estabelecimento de prioridades e decisões de preservação; planos de prevenção e resposta a situações de emergência e treinamento/capacitação de servidores e usuários; projetos de capacitação de recursos.

Socialização de acervos de C&T (20 horas)
Professor: Douglas Falcão, Esther Valente e Andréa Fernandes Costa
Ementa: Histórico da formação de museus e lugares da memória, caracterização de museus e centros de ciências, suas especificidades e diferenças, estudos de casos. Serão abordados também os diferentes meios de divulgação de acervos (exposições, atividades educativas, publicações, meios virtuais etc.) e sua interação com o público, incluindo procedimentos, etapas principais e vantagens e desvantagens. Finalmente serão dados os fundamentos sobre a legislação do direito autoral e formas de acesso.

3º Módulo (Conservação de acervos em C & T)

Conservação preventiva (32 horas)
Professor: Saulo Güths e Ozana Hannesch
Ementa: Climatologia: climatização e controle de ambientes internos. Iluminação: fontes, características, qualidade e medição. Redução dos níveis de iluminação. Deterioração biológica: identificação e tratamentos preventivos e curativos. Contaminação atmosférica. Ambientes internos: poluentes e redução de riscos. Monitoramento e controle dos agentes de deterioração. Inspeção e avaliação de ambientes de armazenagem e exposição. Estudo de casos. O Homem como agente de deterioração: uso x preservação. Normas e recomendações. Palestras com temas específicos ou seminários.

Conservação de instrumentos científicos (16 horas)
Professor: Marcus Granato
Ementa: Inclui a discussão da ética na conservação de instrumentos científicos e suas diferentes correntes; as metodologias de conservação direta, materiais e utensílios utilizados; a restauração de instrumentos científicos; estudos de caso; aulas práticas.

Conservação de documentos em papel (44 horas)
Professor: Ozana Hannesch e Antônio Gonçalves da Silva
Ementa: História e tecnologia da fabricação do papel. Identificação das causas de degradação. Tecnologia das impressões e inscrições (tintas e pigmentos). Classificação e diagnóstico do estado de conservação. Documentação, tratamentos e técnicas de conservação.

Conservação de outras coleções científicas (44 horas)
Professor: Simone Mesquita
Ementa: Os espaços expositivos: coleções arqueológicas e etnográficas. Identificação, documentação, tratamento e técnicas de conservação. Acondicionamento dos acervos em reserva. O museu de História Natural e outras coleções (entomologia, invertebrados, vertebrados, botânica, geologia e paleontologia).


4º Módulo - Estágio curricular

Estágio curricular (40 horas)
Professor: supervisor responsável em cada local de estágio
Ementa: os alunos deverão permanecer por uma semana desenvolvendo atividades em locais específicos, pré-selecionados, onde serão orientados por um supervisor da instituição que recebe o estagiário, de forma a permitir o contato com a prática de preservação. Em alguns casos, o estágio poderá ser dividido em mais de uma instituição, com períodos parciais que totalizem o número de horas especificado. O objetivo da disciplina é permitir ao aluno o contato e vivencia com a prática da preservação.

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