15 de set. de 2012

Aprenda como montar uma luneta utilizando materiais simples

Em vídeo, professor da UERJ ensina o passo a passo. Anote o que precisa




(Globo Ciência) Quer saber como montar uma luneta? Pois bem, no vídeo, trecho do programa do Globo Ciência sobre buracos negros, o professor João Batista Garcia Canalle, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ensina a como construir a sua luneta com materiais bem simples e baratos. Para que ela funcione corretamente, o professor explica que será necessário o uso de uma lente esférica de óculos, de dois graus positivos, para que a luz possa convergir a 50 centímetros a partir dela, e de outra pequena lente de monóculo. No final da matéria, confira a lista de material com tudo que será preciso.

Assim como em uma luneta comprada pronta, que pode ser ampliada com a mão, a que o professor ensina a fazer também terá o mesmo comportamento. Para isso, serão necessários dois tubos de PVC, com diâmetros diferentes, para que um possa se encaixar dentro do outro, criando um movimento deslizante entre eles. O objetivo é fazer com que o objeto a ser avistado possa ser focalizado, dependendo da distância no qual se encontra. Como um tubo tem 50 milímetros de diâmetro e o que entra dentro dele tem 40, será necessário utilizar tiras de fita adesiva de feltro, facilmente encontrada no comércio. Além de tirar a folga entre os tubos, o feltro suaviza o deslizamento das peças.

A lente de óculos de dois graus será acoplada na ponta do tubo de maior diâmetro. Como somente a parte central da lente será utilizada, é necessário recortar um disco de cinco centímetros de diâmetro em cartolina preta, e fazer nele um furo de dois centímetros de diâmetro no centro. Esse disco é colocado pela parte de dentro da lente, que se acopla ao tubo com o auxilio de uma luva de esgoto.

Feito isso, é hora de montar a lente menor, que ficará na outra extremidade da luneta. É lá que se vai colocar o olho para observar um objeto. Para isso, será necessário utilizar um conta-gotas de 100 mililitros, que deve ser cortado ao meio com uma tesoura, entretanto, deixando um filamento na metade onde está o bico. Nesse momento, será preciso uma outra lente menor, de monóculo, encontrada em lojas de fotografia. Desenrosque a tampa e, em seguida, desencaixe o bico do conta-gotas. A lente entrará nesse espaço. Para fixá-la, pegue a tampa e feche novamente o conta-gotas com a lente encaixada. Com um estilete, corte a ponta da tampa. Encaixe essa metade do conta-gotas na extremidade oposta da lente maior, ou seja, no tubo de 40 mm de diâmetro.

Depois de finalizada a luneta, é hora de montar o suporte que a sustentará, parte também importante, pois é responsável por sua estabilização. Será necessária uma tampa de garrafa PET, que deverá ter um furo no meio, no qual entrará um parafuso com uma porca borboleta, que vai servir para prender uma cantoneira de 2,5 centímetros. Para fixar a luneta no suporte é preciso um pedaço de cano de PVC de 12 centímetros, que deverá ter um dos lados cortados na paralela e o outro lado com um furo bem no meio. Nesse furo, entrará outra cantoneira de 2,5 centímetros, presa por um parafuso e uma porca borboleta. Essa peça se chama “berço”.

Depois disso será preciso acoplar a cantoneira, através de um parafuso e uma porca borboleta, à cantoneira da tampinha de garrafa PET, que deve ser enroscada em uma garrafa cheia de água para que fique estável. É importante lembrar que não se deve apertar totalmente a tampa para que a luneta possa girar no eixo horizontal. Além disso, é possível ajustar seu movimento vertical pela porca borboleta que une as duas cantoneiras. Para finalizar, pegue um CAP branco de esgoto e o utilize para encaixar na luva que fixa a lente maior. Assim, você a protegerá da poeira. Pronto, agora é só espiar o céu, ou o que mais achar interessante.

Lista de material para construir a luneta:

- Um CAP branco de esgoto de 50 milímetros, ou duas polegadas;
- Um disco de cartolina preta de cinco centímetros de diâmetro, com um furo interno de dois centímetros de diâmetro;
- Três fitas adesivas de feltro;
- Um conta-gotas de 100 mililitros;
- Uma luva simples de esgoto de 50 milímetros;
- Uma lente de óculos esférica e incolor, de dois graus positivos;
- 40 centímetros de tubo branco de esgoto de 50 milímetros;
- 40 centímetros de tubo branco de esgoto de 40 milímetros;
- Uma lente de monóculo de fotografia.

Para montar o suporte da luneta, será preciso:

- Uma tampa de garrafa PET com um furo no meio;
- Duas cantoneiras de 2,5 centímetros;
- Três parafusos e quatro porcas borboletas;
- 12 centímetros de tubo branco de 50 milímetros.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente