15 de nov. de 2012

A Astronomia e suas vertentes



(João Gomes - SAMA) Olhar para o céu e deixar a imaginação fluir, pensar no que tem lá longe é uma ação tão antiga quanto a própria humanidade. O céu sempre foi usado como mapa, calendário, relógio e até como refúgio. Ao longo de toda a história, vemos a astronomia de várias formas, primeiro como ferramenta de colheita e de medição, depois como mapa marítimo, depois como meio de prever o futuro, depois como mãe das ciências. Em todas as etapas percebemos a sede do homem em olhar para o céu e, perdido em meio a sua imensidão, deixar a imaginação fluir e a curiosidade dominar.

Foi da curiosidade e da necessidade de explicações mais convincentes que a Ciência Astronomia surgiu, vale ressaltar que esta é a ciência mais antiga que existe.

Existem registros astronômicos que datam mais de 5000 anos atrás, na época dos egípcios, babilônios e assírios. Inicialmente os astros eram estudados para prever a melhor época para plantio e colheita, além de medir a passagem do tempo, mas hoje vemos grandes questões da vida e do cosmo serem respondida por esse “dinossauro das ciências”. A evolução da ciência nos permitiu chegar muito além do que jamais fomos capazes de imaginar. E assim chegamos também aos confins do universo, explorando cada canto, descobrindo e mapeando tudo.

Muitas descobertas Astronômicas merecem destaque, mas poucas mudaram tão drasticamente a forma como vemos o mundo quanto a de Galileu Galilei, é bem verdade que ele não foi o precursor do héliocentrismo, mas foi quem o comprovou e também quem nos mostrou que ações simples são extremamente relevantes, é só lembrarmos do momento em que ele pegou sua luneta e apontou para o céu, idéia tão simples quanto genial.

No Brasil, dia após dia, vemos a astronomia sendo cada vez mais valorizada. No Maranhão a Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA) - fundada em 1976, por dois sonhadores e apaixonados pelas ciências, Portela e Paulo Melo, na época ainda crianças -, tem feito seu papel, tanto é verdade que neste ano, mais precisamente de 16 a 18 deste mês de novembro, acontecerá, pela primeira vez no Maranhão, o Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). Esta será a 15° edição do Evento. O encontro acontecerá na UEMA, sob a organização da SAMA, GEAST, equipe Orós, com o apoio da UFMA, da UEMA e do Convention Berau.

O 15° ENAST será mais um exemplo de que a astronomia é admirada e estudada não só por profissionais da área, mas também por amadores, aliás, a astronomia é a única ciência que possui mais descobertas feitas por amadores que por profissionais. Certamente o ENAST marca uma nova etapa da astronomia do Brasil e sua 15° edição marca uma nova etapa da astronomia no maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente