15 de nov. de 2012
EBI de Pedome recebe Planetário em jornada dedicada à Astronomia (Portugal)
(Correio do Minho) Os livros e os cadernos foram arrumados por umas horas e os alunos seguiram numa viagem em descoberta do Universo. Desta vez, as lições decorreram fora da sala de aula mas nem por isso foram menos instrutivas, oferecendo aos jovens estudantes inúmeras experiências repletas de conhecimento.
A sexta-feira 9 de Novembro foi bem diferente de todas as outras na Escola Básica Integrada de Pedome. O Grupo Disciplinar de Ciências Físico-Químicas trouxe ao meio escolar o Planetário Móvel da Sociedade Científica de Astronomia do Minho (ORION), uma iniciativa dirigida aos alunos do 7.º ano com o propósito de lhes proporcionar saberes únicos acerca do campo astronómico, aguçando o seu interesse por aprender novas matérias ligadas a esta área científica.
A rotina do dia-a-dia letivo, feita de alunos, professores e funcionários de um lado para o outro na azáfama típica dos estabelecimentos de ensino, deu lugar a um ambiente de maior descontração, dominado por atividades mais práticas que suscitaram olhares curiosos, perguntas incessantes e um profundo entusiasmo de quem começa a conhecer mais sobre o nosso planeta e os mistérios que ainda o rodeiam.
Ao longo de toda a tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de participar em variadas sessões no interior da cúpula, apoiadas por um astrónomo que foi prestando apoio científico e esclarecendo as questões que se levantavam. A máquina colocada no centro da cúpula projetava os diferentes obje
tos celestes, prendendo a atenção dos jovens, cada vez mais animados à medida que iam observando alguns astros e os respetivos movimentos no céu. Foi possível visionar o céu de Portugal, bem como o céu no Pólo Norte ou no hemisfério sul.
Assentes em efeitos audiovisuais que tornavam espetacular a apresentação dos conceitos explorados, as atividades incluíram também o visionamento de imagens do Sol, dos planetas principais e dos outros corpos de dimensão reduzida existentes no Sistema Solar. Houve ainda tempo para apreciar o céu noturno, as inevitáveis estrelas e para abordar a temática do movimento de rotação da Terra.
Esta aventura, que mergulhou os alunos no fascinante e complexo Universo, deixou sorrisos de satisfação nos rostos de todos. Mas no final não ficou só a alegria de um dia bem passado.
Enquanto se desmontava e arrumava todo o material envolvido no certame, ouviam-se conversas e até debates vivos não só sobre a origem da Terra mas igualmente em torno do futuro do planeta, antecipando-se modos de vida e outras realidades nos tempos vindouros.
No dia em que a aula saiu das quatro paredes da sala, lançou-se um olhar aproximado sobre aquilo que está distante e espalhou-se entre os mais novos a vontade de alargar conhecimentos sobre este grande espaço onde todos habitamos e que a todos diz respeito. A EBI de Pedome quis participar na promoção do saber e fez deste evento uma ocasião privilegiada para isso. Os nossos pupilos voltaram para casa certamente mais enriquecidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente