EM MACEIÓ. Espaço é aberto ao público nas terças, quintas e sábados, das 19h às 22h
(Gazeta de Alagoas) As ações realizadas no observatório concentram-se no ensino e na popularização da Astronomia. “O espaço é aberto para observação pública três vezes na semana, além das turmas de estudantes que recebemos em horários previamente agendados. Mas também promovemos exposições, cursos, sessões com o planetários móvel e outras atividades que consigam atrair o público e movimentar esse lugar”, afirmou o professor Adriano Aubert.
A cada semestre, acontecem os cursos de Fundamentos de Astronomia, com a duração de 10 horas/aula, distribuídas em cinco semanas. Os cursos são gratuitos e abertos ao público, permitindo a qualquer pessoa da comunidade conhecer um pouco mais sobre o que há acima de nós. Só este ano, já foram realizadas quatro edições do curso.
As oficinas para o ensino de Astronomia são ações voltadas para os professores dos ensinos Fundamental e Médio. Nelas são desenvolvidas atividades práticas, como montagem de maquetes, jogos e atividade de observação que auxiliam o professor a transmitir os conteúdos das disciplinas de Ciências e Geografia.
Com o objetivo de introduzir os estudantes do ensino médio no desenvolvimento de pesquisas, o observatório idealizou o programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCiA). “O nosso programa de iniciação científica é pioneiro nessa área de pesquisa envolvendo estudantes do Ensino Médio”, explicou o professor.
A estudante Roberta Dias dos Santos conheceu o observatório em 2010, quando passou a estudar em uma das escolas do complexo, e hoje é uma das colaboradoras do observatório. “Desde que descobri o observatório fiz desse lugar uma extensão da minha casa e aproveito para me aprofundar no estudo que iniciei sobre observação de manchas solares”, diz.
Para difundir o tema, foram pensadas ações que convidam o público a observar o céu de um jeito mais interessante. Com cerca de dez telescópios à disposição, o observatório permanece aberto ao público nas terças, quintas e sábados, das 19h às 22h. E na semana do quarto crescente da lua, um telescópio é levado para o pátio de uma das escolas do Cepa, a fim de que os alunos aproveitem para observar as crateras da lua.
Outra opção é o planetário digital móvel. Esse instrumento de projeção instalado numa cúpula móvel faz o visitante viajar pelo universo, reconhecendo as constelações, conhecendo os planetas e observando fenômenos celestes através de recursos multimídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente