8 de mar. de 2013
A Astrobiologia estudando a vida no Universo. De onde viemos e para onde vamos? (RJ)
(LNCC) Para iniciarmos nossa agenda de palestras neste 2013 o “Fique por Dentro” traz à tona uma das perguntas mais antigas que a humanidade se faz: "Estamos sozinhos no Universo?".
Na tentativa de responder a essa e outras questões extremamente complexas da natureza, (como a origem da vida) foi criado um campo de pesquisa chamado Astrobiologia, o qual reúne pesquisadores de diferentes áreas, trabalhando em colaboração.
Com o tema: “A Astrobiologia estudando a vida no Universo, de onde viemos e para onde vamos?” o Doutor em Astronomia, pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Professor Douglas Galante, falará sobre a vida em nosso planeta e fora dele, o que é a astrobiologia e seu papel na modernidade, sobre os indício de vida extra terrestre em nosso universo e o que é necessário para ser um astrobiólogo.
A palestra, que acontecerá no dia 19 de março às 10:hs, terá um caráter informativo, no sentido de esclarecer sobre o papel destes exploradores modernos que vasculham a vida em nosso planeta, desde as profundezas oceânicas até o alto das montanhas, procurando entender como ela surgiu, evoluiu e, em muitos casos, extinguiu-se, com o passar dos bilhões de anos de história da Terra. Este esforço de entendimento e pesquisa de um astrobiólogo não se limita apenas ao nosso planeta e se estende para além, para os planetas e luas do Sistema Solar e mesmo para planetas muito distantes, orbitando outras estrelas de nossa Galáxia. Talvez consigamos encontrar indícios de vida extraterrestre, talvez não, mas o importante é que, no caminho, estamos compreendendo melhor os processos naturais que permitiram que um fenômeno tão complexo como a vida tenha surgido em nosso Universo.
Professor Douglas Galante defendeu uma das primeiras teses em Astrobiologia no país, pós-doutor também pelo IAG-USP (2012), coordenou a criação do primeiro Laboratório de Astrobiologia do Brasil e atualmente é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotrom (CNPEM/LNLS, Campinas). Atualmente trabalha com Astrobiologia, simulações de ambientes espaciais e planetários e física atômica e molecular.
Não perca esta interessante palestra e a oportunidade de agregar novos conhecimentos. O evento acontecerá no auditório do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica - e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br
Ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente