8 de mar. de 2013

Buraco negro no universo: verdades e mitos (SE)

Departamento de Física promove ciclo de debate com astrofísica



(Infonet) Nesta quarta-feira, 6, o auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi palco de mais um debate que ainda gera polêmica entre leigos, físicos, astrônomos e outros profissionais dedicados ao estudo do universo: a existência de buracos negros no espaço. Com a temática “A busca por buracos negros”, a astrofísica Lucimara Pires Martins, da Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo, fez uma abordagem bastante didática sobre a existência e a influência do buraco negro na galáxia.

Criado no ano passado com o objetivo de disseminar conhecimento e se tornar um instrumento de integração com a comunidade, o debate é promovido pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e consiste em romper barreiras para transmitir informações precisas em linguagem simples e de fácil acesso sobre os pontos que instigam cientistas insaciáveis. “Não é necessário ser aluno da universidade para participar destas palestras, o ciclo é aberto para todos os públicos”, considerou o astrofísico Raimundo Lopes, professor da UFS e coordenador do evento.

A próxima palestra ainda não tem data definida. Mas a ideia é encerrar 2013 com pelo menos outros quatro debates com temáticas importantes que envolvem o universo. Ele explica que a greve atrapalhou um pouco o calendário, mas a equipe já está em contato com um astrofísico da USP para trazer novo debate nos próximos dias.

Depois de fazer uma explanação sobre os conceitos que envolvem a existência de buracos negros no universo, a astrofísica Lucimara Pires conversou rapidamente com o Portal Infonet e esclareceu que um dos maiores mitos em torno da questão está justamente no fato de muitos associarem o fenômeno a mito.

Saiba o que é mito e o que é real sobre buracos negros no universo:

MITO: Acreditar que buraco negro é um mito
REALIDADE:Há buracos negros no centro da galáxia

MITO: Acreditar que o buraco negro vai engolir a galáxia
REALIDADE: A influência do buraco negro é restrita ao centro da galáxia ou próximo dele

MITO: Acreditar que o buraco negro é um fenômeno sem energia e que tem influência infinita
REALIDADE: Buraco negro é um dos fenômenos mais eficientes para converter massa em energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente