2 de mai. de 2013
Chegada de novo telescópio marca início das atividades de observação do céu em 2013 (MG)
(Espaço do Conhecimento) O céu vai ficar ainda mais perto dos amantes de astronomia com o novo telescópio do Espaço. Com porte e abertura maiores que o anterior, o instrumento da marca Celestron permite melhor visualização dos corpos celestes. As lentes oculares de alta qualidade e o espelho de 14 polegadas proporcionam imagens de ótima ampliação e nitidez. A novidade traz ainda uma montagem equatorial com GPS integrado, o que possibilita ao museu a produção de astrofotografias e o acompanhamento dos astros com o mínimo de trepidação possível.
Quem quiser participar da estreia do telescópio pode vir às duas sessões de observação do céu no dia 2 de maio, uma às 19h e outra às 20h. Com o fim do período de chuvas, o terraço astronômico volta às atividades semanais a partir dessa data.
Os meses de maio e junho prometem um fenômeno especial. “Nós estamos passando pela melhor época do ano para visualizar Saturno”, destaca Leonardo Marques, coordenador no núcleo de astronomia do museu. Segundo ele, o novo telescópio, vai proporcionar uma imagem do planeta nunca vista antes no terraço astronômico.
Caso o céu esteja nublado, as observações não podem ser realizadas. Cada sessão comporta 60 pessoas, dessa forma, os interessados precisam retirar uma senha na recepção do museu. A entrada é gratuita.
O céu da cidade
Toda quinta-feira, às 18 horas, também acontece a sessão comentada O céu de Belo Horizonte no planetário do Espaço. Com a projeção das estrelas na cúpula do planetário, o público tem uma visão do céu mais limpa e livre de interferências luminosas da cidade. Na ocasião, os especialistas enfatizam os fenômenos que ocorrem no dia da observação.
“Apontamos técnicas para que as pessoas possam reconhecer estrelas e planetas. Falamos também sobre constelações e mitologias de acordo com diferentes pontos de vistas, como as indígenas e de outras culturas populares”, expõe Leonardo. “Valorizar outras formas de saber além da ciência traz um reconhecimento de nossa identidade cultural”, acrescenta.
As sessões de observação no planetário e no terraço astronômico são independentes, mas o coordenador ressalta a importância de participar das duas, uma vez que elas se complementam. “Como a gente mostra o céu atual, as pessoas saem de lá com uma noção básica do que elas podem observar no terraço, a olho nu ou pelo telescópio.”
Informações
Observação do céu no terraço astronômico
Quintas-feiras, a partir de 02/05/2013
Sessões: 19h e 20h
Entrada Franca
Sessão comentada no planetário - O céu de Belo Horizonte
Toda quinta-feira, às 18h
Entrada: R$6,00
Meia: R$3,00
* Entrada gratuita para estudantes da rede pública e professores licenciados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente