2 de mai. de 2013
Marte em 3D
(Física na Veia) A NASA divulgou nesta semana a imagem acima que é uma foto 3D (360 graus) da superfície de Marte feita pelo robô Curiosity (clique na imagem para abrir versão maior). A imagem é destaque hoje (27/abril) como Astronomy Picture of the Day.
Na foto vemos uma parte do Curiosity e detalhes do solo marciano. Ao fundo vemos o Monte Sharp.
A imagem foi obtida com a NavCam ou câmera de navegação que possui duas lentes que funcionam na prática como dois olhos mirando sempre para o mesmo lugar em Marte. Sobrepondo as duas imagens, reconstruímos a sensação tridimensional, assim como o nosso cérebro que junta as imagens simultâneas dos nossos dois olhos para nos propiciar a visão estereoscópica.
Se você tiver óculos 3D (anaglífico), aquele que tem uma lente vermelha (para o olho esquerdo) e outra azul (para o olho direito) poderá ver Marte tridimensional. Se não tiver, neste post ensino como construir uma versão caseira e bem simples (mas funcional) dos óculos 3D além de explicar melhor o mecanismo da visão tridimensional e os "truques" usados nas imagens 3D cada vez mais presentes no nosso cotidiano através do cinema e dos televisores e tablets que incorporam tal tecnologia. Tem até um gabarito para você imprimir e montar a armação do óculos. O JPL - Jet Propulsion Laboratory da NASA, nesta página, também fornece um gabarito para a construção dos óculos 3D para ver Marte (e outras tantas imagens anaglíficas) que podem ser encontradas via web. É só ir pro Google e se divertir.
Vale lembrar ainda que o STEREO - Solar TErrestrial RElations Observatory é um projeto da NASA que, usando dois satélites, como se fossem dois olhos, consegue obter imagens tridimensionais do Sol. Confira detalhes neste post.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente